Banner 1 Banner 2 Banner 3 Banner 1 Banner 2 Banner 3 Banner 1 Banner 2
David Almeida

David Almeida recebe apoio de lideranças do interior e desponta como a esperança de renovação para o Amazonas

Amazonas – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), consolidou nesta semana um importante movimento de apoio político vindo do interior do Amazonas. Lideranças municipais, incluindo prefeitos, ex-prefeitos e vereadores, manifestaram adesão a uma eventual candidatura de Almeida ao Governo do Estado, motivados, principalmente, pela postura firme do gestor na defesa de uma revisão histórica nos repasses federais e estaduais para os municípios amazonenses.

A Pauta Municipalista como Elo Político O crescimento do nome de David Almeida no interior ocorre após sua contundente participação na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Brasília. Na ocasião, Almeida expôs dados do Índice de Financiamento e Equidade Municipal (IFEM) que revelam um cenário de subfinanciamento crônico que atinge não apenas a capital, mas todo o Amazonas.

Ao denunciar que Manaus e os municípios do Norte e Nordeste estão no “vermelho” em investimentos de saúde, educação e assistência social, David assumiu a liderança de um discurso que ecoa as dificuldades diárias dos prefeitos do interior. “O povo que protege a floresta precisa de igualdade tributária e equidade na distribuição dos recursos”, defendeu o prefeito, ao classificar essa correção como o “terceiro ciclo” de desenvolvimento da Amazônia. Rompimento e Nova Rota O fortalecimento dessa base no interior coincide com o anúncio feito por David Almeida na última segunda-feira (9/2), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal.

O prefeito descartou a continuidade no projeto político do senador Omar Aziz (PSD) e admitiu que sua candidatura ao governo é uma possibilidade real.

Para as lideranças que agora declaram apoio, a gestão de David em Manaus serve como “espelho”. Eles avaliam que um governador com perfil municipalista e foco na correção das desigualdades de repasses pode transformar a realidade das cidades do interior, hoje penalizadas por um modelo tributário de mais de 60 anos. Viabilidade Eleitoral O capital político de David Almeida é sustentado por números. Pesquisas de intenção de voto realizadas no último ano mostram o prefeito da capital com percentuais competitivos, figurando próximo a nomes tradicionais da política estadual. O diferencial, segundo analistas e apoiadores, é que enquanto adversários possuem histórico legislativo, David tem utilizado a vitrine administrativa de Manaus e a pauta da justiça tributária para os municípios como principais motores de sua ascensão política rumo ao pleito estadual.

Publicidade