Prefeitura de Coari lança Mutirão de Cirurgias Eletivas com 4 mil procedimentos programados para 2026
A Prefeitura de Coari lançou, nesta segunda-feira (9), o Mutirão de Cirurgias Eletivas, uma das maiores ações já planejadas para o fortalecimento da saúde pública no município. O evento foi realizado no Ginásio Luiz Alberto da Luz – Tanta e marca o início de um cronograma que prevê a realização de 4 mil procedimentos cirúrgicos ao longo de 2026, viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Adail Filho.
Durante o lançamento, foram apresentados os critérios, as etapas do mutirão e a organização do fluxo de atendimentos, que terá como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após a consulta médica, o paciente será encaminhado à Policlínica Municipal, responsável pelo agendamento e inclusão na fila de cirurgias, que serão realizadas no Hospital Regional de Coari.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helber Câmara, seguindo determinação do prefeito Adail Pinheiro, o mutirão será executado de forma organizada e contínua. “Serão 4 mil cirurgias ao todo, com um cronograma definido. Neste primeiro momento, o foco é a oftalmologia, mas também teremos cirurgias ortopédicas, gerais e ginecológicas, intercaladas ao longo dos meses, garantindo planejamento e acesso para a população”, explicou.
A oftalmologista Dhielly Viterbino, responsável pelas cirurgias de catarata e pterígio, destacou o impacto direto da ação na vida dos pacientes. Segundo ela, além da recuperação da visão, o fato de os procedimentos serem realizados no próprio município garante mais conforto e segurança. “São pessoas que têm dificuldade para enxergar e que agora poderão melhorar significativamente a qualidade de vida, próximas da família e sem precisar se deslocar para Manaus”, afirmou.
Entre os beneficiados está a técnica de enfermagem Maria Idalece Parente da Silva, que já realizou uma cirurgia oftalmológica e agora aguarda o segundo procedimento. “Sou muito grata por essa iniciativa. Fiz a cirurgia de um olho há três anos, tive um ótimo resultado e agora vou fazer do outro, com muita confiança”, relatou.
Somente na primeira etapa, iniciada nesta segunda-feira, estão programadas 650 cirurgias, sendo 200 procedimentos oftalmológicos, como catarata e pterígio; 150 cirurgias ortopédicas; 150 cirurgias gerais, a exemplo de hérnia e vesícula; além de 150 cirurgias ginecológicas, como retirada de mioma e laqueadura. As ações do mutirão seguem até o mês de outubro.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação integra o conjunto de políticas públicas voltadas à ampliação e à humanização dos serviços de saúde em Coari, representando um novo ciclo de investimentos e avanços estruturantes para o município, com a união de esforços em benefício da população.






