Governo do Estado inaugura novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial em São José para atendimento especializado
Na data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste dia 3 de dezembro, o governador Jorginho Mello, junto à presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) Jeane Probst Leite, inaugurou o Prédio de Atendimento e Ensino Especializado da instituição. Localizado dentro do campus, em São José, a nova unidade contou com investimento do Governo do Estado de R$ 32 milhões.
“Uma obra como essa vai ao encontro da dignidade que a gente precisa dar para as pessoas que precisam de um acompanhamento especializado. Aqui se faz mais de 500 atendimentos por dia. Então precisa de conforto, precisa de um local adequado para que os profissionais possam atender melhor as pessoas. E esse prédio aqui já teve altos e baixos, ele vinha vindo e parou, ninguém deu andamento. Eu decidi que era urgente terminar. Então, estou muito feliz de estar aqui nessa entrega. Esses R$ 32 milhões não é um gasto não, é investimento”, afirmou Jorginho Mello.

A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). Com 6,7 mil metros quadrados e três pavimentos, o novo prédio da FCEE está localizado na região central do campus e foi construído para suprir as necessidades de locais mais adequados e acessíveis para os cerca de 600 atendimentos diários realizados na sede da instituição.
O prédio vai abrigar diversos setores da instituição, fortalecendo a qualidade dos atendimentos ao público, como no Centro de Reabilitação Ana Maria Philipi, com espaços amplos, específicos para atendimentos de reabilitação e estimulação precoce, com destaque para a piscina de hidroterapia, o jardim sensorial e as salas de fonoaudiologia.

“Hoje é um dia muito importante para nós com a entrega deste novo prédio, esperado há mais de 10 anos, que vem para fortalecer ainda mais nosso atendimento de referência em educação especial”, afirma a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite. “Este novo espaço planejado, com mobiliário, arquitetura e acessibilidade, vai proporcionar mais qualidade no atendimento para nossos educandos, e também na atuação dos nossos profissionais, pois é um espaço que foi pensado para atender as necessidades especiais do nosso público, desde as crianças até os nossos idosos, com uma diversidade de trabalhos realizados”.
A atual estrutura física da FCEE foi construída entre 1978 e 1982, onde trabalham cerca de 400 profissionais que realizam atividades relacionadas ao atendimento especializado para pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

Histórico
As articulações para a construção deste novo espaço no campus começaram em 2010, com alguns avanços a partir de 2015 e a contratação de uma empresa em 2019 para elaboração do projeto arquitetônico.
A FCEE
A Fundação Catarinense de Educação Especial é o órgão do Governo do Estado responsável pelas políticas públicas na área da Educação Especial. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, conta com nove Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em diferentes áreas de atuação.
Em todas as regiões do estado, mantém parcerias com cerca de 240 instituições especializadas, entre Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes visuais entre outras, sendo responsável pelos repasses financeiros para a manutenção dos atendimentos, beneficiando cerca de 31 mil educandos com deficiência.

