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Política

Em Coari, Projeto ALFA-EJA Brasil incentiva estudantes da EJA a escreverem suas próprias histórias

Oficinas “Minha história dá um livro” estimulam a leitura, a escrita e a valorização das trajetórias de vida de educandos da Educação de Jovens e Adultos

Em Coari (AM), o Projeto ALFA-EJA Brasil chegou despertando memórias e emoções. As oficinas “Minha história dá um livro”, realizadas pelo Instituto Paulo Freire em parceria com a Petrobras, vêm incentivando estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a registrarem suas próprias histórias de vida, transformando lembranças e experiências em narrativas escritas.

A primeira turma, encerrada na última quinta-feira (6), reuniu educandos da Escola Municipal Domingos Agenor Smith, que participaram ativamente das atividades de leitura, diálogo e escrita autobiográfica. A segunda turma inicia na próxima segunda-feira (10), dando continuidade à experiência que valoriza o protagonismo e a identidade dos estudantes.

Histórias de vida como ponto de partida para a aprendizagem

Com o tema “Reflexões sobre histórias de vida”, as oficinas propõem momentos de leitura, escrita e troca de vivências, inspiradas na obra da escritora Carolina Maria de Jesus, símbolo da força e resistência da mulher negra e da literatura popular. Em cada encontro, os participantes são convidados a refletir sobre sua trajetória e reconhecer o valor das próprias experiências.

“A oficina é um convite para que os educandos e as educandas reconheçam o valor de suas histórias e percebam que cada trajetória pode, sim, virar um livro. É um momento de escuta, diálogo e respeito, em que todos aprendem uns com os outros”, explica Sônia Couto, educadora formadora do Projeto.

Vozes que se escutam e se reconhecem

“O que foi mais marcante pra mim foi saber das histórias de cada um dos meus colegas. Mesmo conhecendo só um pouco, foi maravilhoso”, contou a educanda Silionete Matos Catuaba, participante da primeira turma.

Ao escrever sobre si mesma, Silionete afirma que o processo trouxe aprendizado e autoconhecimento. “Me fez recordar tudo o que passei e me fez perceber que a gente nunca deve aceitar ser maltratada. Temos que nos valorizar sempre. Essa experiência representa um recomeço na minha vida e me mostra que posso conquistar meus objetivos e meus sonhos com a EJA”, afirmou.

Educação transformadora que atravessa territórios

As Oficinas de Leitura e Escrita do Projeto ALFA-EJA Brasil acontecem entre 27 de outubro e 14 de novembro em 14 municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Em cada local, duas turmas de educandos participam de quatro encontros conduzidos por educadores articuladores sociais e professores das turmas da EJA.

As atividades estimulam a leitura, a escrita autobiográfica e a valorização das trajetórias individuais — princípios fundamentais da metodologia freiriana. Em Coari, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reforçando o compromisso coletivo com uma educação que forma sujeitos críticos, conscientes e transformadores.

Sobre o Projeto ALFA-EJA Brasil
Realizado pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o ALFA-EJA Brasil tem como missão promover formações, assessoria pedagógica, oficinas, encontros e ações culturais com foco no fortalecimento da EJA como política pública essencial. A iniciativa busca garantir o direito à educação para pessoas jovens, adultas e idosas e contribuir no combate ao analfabetismo no país.

Ao longo dos próximos anos, até final de 2027, o projeto desenvolverá uma série de ações em 15 municípios de forma presencial e a distância, e em 62 municípios de forma online. As principais iniciativas envolvem formações e assessorias pedagógicas para educadores e gestores da EJA, oficinas de leitura e escrita para educandos, o curso online “Como Alfabetizar com Paulo Freire”, a produção e distribuição de materiais pedagógicos (como cadernos, vídeos e podcasts), encontros comunitários, lives formativas e a criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), voltados à memória, formação e articulação local.

Leitura do Mundo: uma análise sobre cada território
A primeira fase do projeto, chamada Leitura do Mundo, foi realizada pela equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire, ao longo do mês de abril, nos 15 municípios que são atendidos de forma presencial e a distância. A etapa envolveu visitas, escutas e diálogos com educadores, gestores, movimentos sociais e comunidades locais, com o objetivo de compreender as realidades e desafios de cada território.

Lançamento oficial foi celebrado em quatro lives no Youtube
O projeto foi lançado em agosto com transmissões ao vivo pelo canal da iPF.Tv no YouTube (https://www.youtube.com/@ipftvcanal), que reuniram representantes das Secretarias Municipais de Educação, gestores, educadores e comunidades locais. As lives apresentaram os objetivos e metodologias do projeto e reforçaram a valorização da cultura e da identidade regional.

Assessorias e formações para as secretarias municipais de educação
Entre 8 e 30 de setembro, o Projeto ALFA-EJA Brasil realizou formações presenciais em 15 municípios do Norte e Nordeste para secretarias, gestores e educadores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). As atividades apresentaram os resultados da primeira etapa Leitura do Mundo, promoveram debates, reflexões e momentos culturais, fortalecendo vínculos e alinhando os próximos passos do projeto.

Lançamento do Podcast: “ALFA-EJA Transforma Brasil”
No Dia do Professor, 15 de outubro, estreou o podcast “ALFA-EJA Transforma Brasil: o podcast freiriano”, que propõe diálogo e reflexão sobre os desafios e transformações da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no país. O episódio de estreia, “A práxis de Paulo Freire e a EJA”, reúne especialistas e educadores para discutir como a prática freiriana segue atual e necessária diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira. O programa terá mais dois episódios inéditos até o final do ano.

Sobre o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire
O Instituto Paulo Freire foi fundado em 1991, com a missão de promover uma educação emancipadora e humanizadora, inspirada nas ideias de Paulo Freire. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Instituto trabalha para combater injustiças sociais e educacionais e promover a transformação social, por meio de práticas educativas que busquem a autonomia e a igualdade de direitos. O Instituto é uma rede global com unidades independentes, em mais de 90 países, e continua a inspirar gerações de educadores e educandos.

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