Uber lança novos recursos para conectar passageiras com motoristas mulheres
A Uber lançou nesta terça-feira (28) uma nova atualização da plataforma chamada “U-Elas”, que amplia as opções para passageiras que desejam realizar viagens com motoristas mulheres. A novidade será disponibilizada em três formatos diferentes, oferecendo mais autonomia e segurança às usuárias.
O recurso começa a ser testado nas cidades de Piracicaba (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS).
No primeiro formato, as passageiras poderão selecionar a opção “Motoristas Mulheres” ao agendar viagens pelo Uber Reserve, funcionalidade que permite programar corridas com até 30 minutos de antecedência.
No segundo, será possível ativar a preferência por motoristas mulheres nas configurações do perfil, em “Preferência de viagem”. Com essa opção habilitada, o aplicativo prioriza o envio de corridas a motoristas mulheres, embora a viagem possa, eventualmente, ser redirecionada a um motorista homem, dependendo da disponibilidade na região.
Já no terceiro formato, a opção “Mulheres Motorista” aparecerá diretamente na tela inicial, junto aos demais produtos da Uber. Caso o tempo de espera seja elevado, o aplicativo perguntará se a passageira prefere aguardar ou redirecionar a corrida para o motorista mais próximo.
Desde 2019, a Uber vem investindo em segurança, com mais de R$ 40 milhões aplicados em tecnologias, parcerias com organizações especializadas, campanhas de conscientização, conteúdos educativos e doações de viagens.
A base de motoristas mulheres cresceu 160% nos últimos anos, representando atualmente 8% do total no Brasil.
Em entrevista à CNN, a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvana Penna, destacou que a empresa pretende ampliar gradualmente a atualização para outras cidades.
“A gente segue bem otimista. Ainda há um caminho longo para aumentar a participação de mulheres motoristas. As iniciativas que começamos em 2019 continuam com força total, e sabemos que há muito a avançar”, afirmou.

