Polícia

Quadrilha invade aeroclube na Paraíba e tenta fugir decolando avião

Uma tentativa cinematográfica de roubo a aeronave mobilizou forças policiais na madrugada deste domingo (12), em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Um grupo armado invadiu o Clube Estância Ouro Verde, aeroclube localizado na zona rural do município, visando roubar um avião, entre eles, o bimotor pertencente ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

De acordo com as investigações iniciais, os criminosos chegaram ao local em dois veículos e renderam os vigilantes e um piloto que dormia em uma oficina do aeroclube. Sob ameaça de morte, as vítimas foram obrigadas a apontar qual aeronave estava em melhores condições de voo. A quadrilha teria cogitado levar o avião de Motta, mas desistiu após perceber que o bimotor apresentava problemas mecânicos

Sem sucesso na primeira tentativa, o grupo escolheu outra aeronave e obrigou o piloto a conduzi-la até a pista. Durante a movimentação, a hélice do avião bateu em um barranco e ficou danificada, impossibilitando a decolagem. Frustrados, os assaltantes fugiram em direção desconhecida, levando combustível e deixando o piloto refém para trás, ele não sofreu ferimentos.

A Polícia Civil da Paraíba assumiu as investigações e tenta identificar os envolvidos. O caso também conta com o apoio da Polícia Federal, já que envolve uma aeronave registrada e utilizada por uma autoridade pública. Até o momento, ninguém foi preso.

O aeroclube invadido é usado frequentemente por pilotos particulares e empresários da região. Especialistas em segurança aérea alertam que, embora o acesso a pistas privadas no país seja regulado, muitas ainda carecem de sistemas de vigilância e monitoramento, o que as torna vulneráveis a ações criminosas como a registrada em Santa Rita.

Publicidade