Projeto ALFA-EJA Brasil promove formação presencial e fortalece a Educação de Jovens e Adultos em Coari (AM)
Nos dias 23 e 24 de setembro, Coari (AM) recebeu a formação presencial do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizada no auditório do Sebrae. A iniciativa reuniu assessores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), gestores, professores e educadores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em atividades de reflexão, estudo e construção coletiva.
A formação contou com a participação de 94 pessoas, entre elas 54 professores, 3 gestores escolares, 10 integrantes da equipe da Semed e 27 educadores populares de entidades do movimento social.
A ação integra o eixo “Assessoria e Formação” do projeto, realizado pelo Instituto Paulo Freire em parceria com a Petrobras, e apresentou resultados da etapa Leitura do Mundo no município. O encontro conectou dados locais aos princípios freirianos — diálogo, tema gerador e Círculos de Cultura — em uma proposta voltada à inovação pedagógica e fortalecimento da EJAI como política pública.
Formação transformadora
As atividades foram conduzidas pelas educadoras formadoras Conceição Hillesheim e Georgina Cordeiro, que destacaram o impacto da proposta na prática docente.
“Essas formações fortalecem uma educação emancipadora e libertadora, capaz de superar desigualdades e transformar realidades. Os profissionais de Coari serão multiplicadores dessa perspectiva freiriana”, afirmou Hillesheim.
Já Cordeiro ressaltou o efeito imediato da capacitação. “Essa formação faz com que professores e gestores repensem metodologias, rompendo com práticas tradicionais e construindo, junto aos alunos, um processo de protagonismo e transformação”, declarou.
Compromisso local
O secretário municipal de Educação, Rodrigo Almeida, celebrou a chegada do projeto ao município. “A expectativa é que possamos evoluir ainda mais na modalidade da EJAI. Saímos de pouco mais de 280 alunos para mais de mil em 2025, incluindo o retorno da modalidade à zona rural após mais de 10 anos. Esse avanço significa oportunidade de estudo para trabalhadores e famílias que estavam afastados da escola”, pontuou.
Voz da sala de aula
A professora Maria Aurineide Silva de Oliveira tem uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Filha da zona rural, ela iniciou os estudos mais tarde, enfrentou interrupções, mas persistiu até conquistar o diploma de pedagogia. Hoje, retornou à comunidade não mais como agricultora, mas como educadora, levando conhecimento para crianças e jovens que vivem realidades semelhantes à que um dia foi a sua.
“Não é fácil, mas é gratificante levar educação para quem precisa. Essa formação me deixou mais preparada para atuar com meus alunos. Para quem está começando, minha mensagem é: nunca desista. Estudar sempre vale a pena”, afirmou, emocionada.
Cultura e participação
A abertura oficial, na terça-feira, contou com apresentação cultural do Boi Bumbá Vitorioso da Associação Pestalozzi de Coari, que completa 10 anos de história, arte e inclusão. O encerramento, na quarta, teve a presença da equipe gestora da Semed, incluindo o secretário Rodrigo Almeida, a secretária adjunta Pedagógica, Orlênia Dimas, o diretor do Departamento de Ensino, Racilei Najar, e a gerente da EJAI, Suely Mota.
Sobre o Projeto ALFA-EJA Brasil
O ALFA-EJA Brasil é uma iniciativa do Instituto Paulo Freire em parceria com a Petrobras. Tem como missão promover formações, assessoria pedagógica, oficinas e ações culturais voltadas ao fortalecimento da EJA como política pública essencial, garantindo o direito à educação e combatendo o analfabetismo em todas as idades.
Sobre o Instituto Paulo Freire
Fundado em 1991, o Instituto Paulo Freire promove uma educação humanizadora e emancipadora, inspirada no legado de Paulo Freire. Reconhecido em mais de 90 países, atua no combate às injustiças sociais e educacionais, fomentando autonomia e igualdade de direitos por meio de práticas educativas transformadoras.















