Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apoia evento de conscientização sobre o Mês Mundial da Doença de Alzheimer

O Parque Municipal do Idoso (PMI) recebeu, nesta terça-feira, 9/9, uma programação especial alusiva ao Mês Mundial da Doença de Alzheimer, que reuniu idosos, familiares, profissionais de saúde e integrantes da Rede de Proteção em uma manhã de atividades voltadas à conscientização, prevenção e cuidado. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz-Regional Amazonas), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A programação incluiu caminhada, estandes de saúde, orientações educativas e apresentações culturais, além da oferta de serviços como aferição de pressão arterial, vacinação, atividades educativas sobre alimentação saudável e prevenção ao tabagismo e à dengue.

A abertura marcou um momento simbólico na luta contra a doença, que impacta milhares de famílias em todo o Brasil. Para o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, a parceria entre as instituições fortalece o trabalho pela promoção de um envelhecimento digno e saudável.

“Nosso compromisso é apoiar iniciativas que ampliem o acesso à informação, ao diagnóstico e ao cuidado humanizado. Estar ao lado da Abraz nesse movimento é reafirmar que a Prefeitura de Manaus, por meio da FDT, está unida para proteger e valorizar a vida das pessoas idosas da nossa cidade”, afirmou.

Já a presidente da Abraz Amazonas, assistente social Georgina Sarkis, destacou o caráter educativo e mobilizador da campanha.

“Hoje, damos início a uma campanha mundial de orientação e sensibilização sobre as demências, incluindo a doença de Alzheimer. Queremos destacar fatores de risco e proteção, além de incentivar que idosos e familiares busquem informações, tirem dúvidas e conheçam melhor a doença”, ressaltou.

Programação

A ação no PMI é a primeira de uma série de atividades que ocorrerão ao longo do mês, como grupos de apoio, palestras, encontros itinerantes e rodas de conversa em parceria com instituições que atuam na formulação de políticas públicas para a pessoa idosa.

A mobilização global do Mês Mundial da Doença de Alzheimer teve início em 1994, por iniciativa da Alzheimer’s Disease International (ADI), que reúne mais de 100 associações pelo mundo. Desde então, setembro tornou-se referência para a conscientização, combate ao estigma e incentivo a políticas públicas relacionadas ao tema. Em Manaus, a campanha tem também caráter preventivo, com ações educativas sobre cuidados com a saúde, bem-estar e orientação para famílias e cuidadores.

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

O ponto alto será no dia 21 de setembro, data reconhecida internacionalmente como o “Dia Mundial da Doença de Alzheimer”. Em 2025, a campanha traz o lema “Pergunte sobre demência, pergunte sobre Alzheimer”, um convite para quebrar o silêncio, ampliar o conhecimento e criar conexões que cuidam.

Publicidade