Carteiras de identificação para pessoas com TEA são entregues em Coari
As carteirinhas de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) começaram a ser entregues na Casa do Cidadão, em Coari, proporcionando mais dignidade e facilitando o acesso a direitos fundamentais, como atendimento prioritário e serviços públicos e privados.
O documento é um importante instrumento de reconhecimento legal, criado pela Lei nº 13.977/2020, que assegura às pessoas autistas o devido reconhecimento como Pessoa com Deficiência (PCD), fortalecendo a inclusão social.
A emissão das carteiras contou com laudos médicos fornecidos por especialistas, garantindo credibilidade, responsabilidade e respeito à saúde dos cidadãos atendidos.
A ação é resultado do esforço conjunto da gestão municipal, envolvendo a Casa do Cidadão (Secretaria de Assistência Social), o Centro de Atenção Psicossocial (Secretaria de Saúde), o INSS Digital e a Associação Pestalozzi. Todas essas instituições participam do projeto “Acolhimento e Inclusão para Todos”, que promove atendimento especializado e cidadania para pessoas com TEA e PCD.
Para a secretária de Assistência Social de Coari, Elaine Vasquez, cada entrega das carteirinhas é um passo concreto rumo à acessibilidade, à valorização e à justiça social. “Essa ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Adail Pinheiro com a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, enfatizou.