Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e CAU-AM assinam termo de cooperação técnica para fortalecer urbanismo

Em mais um passo importante para o fortalecimento das políticas de urbanismo e arquitetura na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) assinaram, na quinta-feira, 31/7, um termo de cooperação técnica com vigência de 24 meses.

O documento é estratégico para unir a capacidade técnica e fiscalizatória do conselho à atuação do instituto no planejamento e gestão urbana de Manaus, uma cidade-metrópole com mais de 2 milhões de habitantes.

A parceria fortalece o compartilhamento de informações, a execução conjunta de ações de fiscalização e capacitação, e fomenta projetos e concursos que elevam a qualidade arquitetônica e urbanística da cidade. Além disso, contribui para ampliar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), garantindo que o desenvolvimento urbano esteja alinhado à legislação, às boas práticas profissionais e às necessidades da população.

Parceria
Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a parceria une o conhecimento técnico e acadêmico à gestão pública, ampliando o alcance e a qualidade dos projetos urbanos. “Esse termo é muito importante, que une esforços da academia e da entidade representativa dos arquitetos e urbanistas ao trabalho do Implurb. É fundamental para produzirmos ações que alavanquem e melhorem a cidade de Manaus”, destacou Valente.

O presidente do CAU-AM, Fabrício Santos, reforçou o compromisso da categoria com o desenvolvimento da capital e a relevância da parceria para atender às demandas crescentes do município.

“Não é apenas uma assinatura, mas a reafirmação do compromisso dos arquitetos e urbanistas em apoiar tecnicamente o Implurb, cumprindo suas atribuições. Acreditamos que esse apoio é fundamental para termos uma cidade com mais qualidade projetada, com maior cuidado na parte urbana e habitacional. Obrigado também pela disponibilidade e que a gente possa seguir essa parceria por muitos longos anos”, afirmou Santos.

O termo, formalizado com base na Lei nº 14.133/2021 e no Decreto nº 11.531/2023, será executado conforme plano de trabalho acordado entre as instituições e representa um marco para a integração de esforços em prol de uma Manaus mais planejada, inclusiva e sustentável.

Publicidade