Lula promove jantar com ministros do STF em gesto de apoio a Alexandre de Moraes
Encontro no Alvorada ocorre após sanções dos EUA contra ministro por supostas violações de direitos humanos.
Notícias do Brasil –O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na noite desta quinta-feira (31), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio da Alvorada. O encontro foi um gesto claro de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, alvo recente de sanções impostas pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky — norma que permite punições a indivíduos acusados de violar direitos humanos.
Participaram do jantar o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin e o próprio Moraes. Também estiveram presentes o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Todos os 11 ministros da Corte foram convidados.
A medida do governo norte-americano, liderado pelo presidente Donald Trump, foi a segunda sanção dirigida a Moraes em menos de um mês. Além da restrição financeira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia anunciado no último dia 18 a revogação dos vistos do ministro, de familiares e de aliados na Corte.
Em resposta, o presidente Lula divulgou uma nota oficial criticando duramente a decisão dos EUA. “É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira. O Brasil é um país soberano e democrático, que respeita os direitos humanos e a independência entre os Poderes”, afirmou.
As sanções norte-americanas vieram após Moraes instaurar um inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, sob suspeita de articular com autoridades norte-americanas retaliações contra ministros do STF e medidas para barrar ações judiciais ligadas à tentativa de golpe de 2023. Eduardo está temporariamente afastado do mandato e passou um período recente nos Estados Unidos, alegando perseguição política.