TCE

Evento no TCE-AM debate prevenção de queimadas e gestão florestal nesta quarta-feira (30)

Com foco na preservação ambiental e na capacitação de gestores públicos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza nesta quarta-feira (30) um seminário seguido de oficina voltado à prevenção de riscos e queimadas descontroladas. A atividade faz parte do Programa em Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas e acontece no auditório da Corte de Contas.

A programação é aberta a gestores municipais, estaduais e ao público em geral, com inscrições gratuitas disponíveis no site da Escola de Contas Públicas (ECP), por meio do link https://ecpvirtual.tce.am.gov.br. Os participantes terão direito a certificado com carga horária de 6 horas.

“Essa é uma iniciativa que reforça o papel do TCE-AM na promoção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos recursos naturais do estado”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Para o conselheiro-coordenador da ECP, Júlio Pinheiro, essa será uma oportunidade para gestores e cidadãos discutirem juntos soluções concretas para um problema que afeta diretamente nosso estado.

“Convidamos todos os interessados a participarem do seminário e da oficina, que trarão conhecimentos importantes sobre a prevenção de queimadas e a gestão responsável do nosso patrimônio florestal”, afirmou o conselheiro Júlio Pinheiro ao destacar a importância do evento.

Pela manhã, o seminário será aberto pelo conselheiro Júlio Pinheiro, com mediação do professor Alexandre Rivas, diretor da ECP. Estão previstas palestras com especialistas como o Prof. Dr. Sérgio Gonçalves, da Universidade Federal do Amazonas, Gustavo Picanço, diretor-presidente do Instituto De Proteção Ambiental Do Amazonas (Ipaam) e Regina Célia dos Santos Alvalá, diretora Substituta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), abordando temas relacionados ao desmatamento, produção, saúde, biodiversidade, práticas de licenciamento ambiental e o uso de geotecnologias no monitoramento de queimadas.

À tarde, a oficina será conduzida por Mauro Cristo Castro, do MiO/UNICEF, e contará com a presença de secretários de Meio Ambiente de diferentes municípios do Amazonas. Serão discutidas dificuldades e oportunidades enfrentadas pelas gestões locais no enfrentamento das queimadas, com encerramento das atividades previsto para as 17h, sob condução do professor-doutor Sérgio Gonçalves, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e de Jonas Almeida Rocha, Diretor de Controle Externo Ambiental do TCE-AM.

Publicidade