Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus amplia serviços assistenciais da Semsa aprimorando atendimento voltado à população

A Prefeitura de Manaus comemora os significativos avanços alcançados nos 100 primeiros dias de gestão do prefeito David Almeida na rede de atenção primária à saúde. A entrega de novas unidades, a ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o investimento em tecnologia para aprimorar a análise dos dados territoriais destacam-se como marcos importantes na expansão dos serviços assistenciais.

O prefeito David Almeida ressalta que os resultados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) evidenciam o compromisso de sua gestão com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde da atenção básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos um conjunto de ações que mostram o quanto a nossa gestão é comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população. Nossos investimentos estão voltados para a expansão da infraestrutura e qualificação da oferta dos serviços, o fortalecimento do Samu, para agilizar o atendimento às situações de emergência, e reforço no uso de tecnologias, que permite uma abordagem estratégica das demandas da população”, destaca o chefe do Executivo municipal.

Novas unidades

No dia 1º de janeiro deste ano, a prefeitura inaugurou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Agnaldo Gomes da Costa, no bairro São José Operário, na zona Leste. Com 1.200 metros quadrados de área construída e preparada para realizar até 20 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e serviços especializados para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Os moradores do São José também têm acesso a programas essenciais como o de combate à tuberculose e hanseníase, exames preventivos do câncer do colo do útero, teste do pezinho e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, entre outras ações de saúde.

Zona Oeste

A zona Oeste também foi beneficiada com a inauguração, em fevereiro, da USF Silvio Santos, no bairro da Compensa, com capacidade para 30.600 procedimentos mensais. A unidade de saúde, de porte 4, é referência para mais de 30 mil usuários da região.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que com a entrada em operação dessas novas unidades, a Prefeitura de Manaus totaliza dez unidades de grande porte (nove de porte 4 e uma de porte 3) entre os 99 estabelecimentos de saúde reformados, revitalizados ou construídos desde 2021.

“Nós somos a porta de entrada do SUS e o prefeito David Almeida sabe do papel fundamental da Semsa na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na coordenação do cuidado dentro da rede. Ele tem investido muito para que a cobertura da atenção básica se amplie e se qualifique ainda mais. Vamos seguir com esse compromisso”, garante a titular da Semsa, adiantando que nas próximas duas semanas serão entregues mais duas unidades de grande porte – uma na zona Leste e outra na zona Norte – e também a Farmácia Viva, que vai oferecer aos usuários do SUS opções terapêuticas baseadas nas práticas populares e tradicionais.

Resposta rápida

A ampliação da frota do Samu foi outro ponto destacado pelo prefeito David Almeida. No final de fevereiro, 15 novas ambulâncias foram incorporadas ao serviço, que ainda recebeu outros quatro veículos para reforçar o atendimento pré-hospitalar, totalizando 19 novas ambulâncias para o suporte de urgência na cidade de Manaus.

Além da infraestrutura, a gestão municipal aproveita os recursos tecnológicos para qualificar a coleta de informações dos usuários da rede básica de saúde. No total, 497 aparelhos celulares, repassados ao município pelo governo federal, foram entregues aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para facilitar e agilizar a coleta de dados da população em todos os distritos da cidade.

Somente a área rural, que tem os maiores desafios de mobilidade em razão das distâncias e da baixa densidade demográfica, recebeu 101 dispositivos. A ferramenta já está sendo utilizada em campo para a atualização do cadastro dos usuários e registro de dados essenciais para a definição de abordagens mais adequadas a cada comunidade, considerando suas particularidades.

Publicidade