Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida recebe cônsules e embaixador no Centro de Cooperação da Cidade e fortalece laços internacionais

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta quinta-feira, 10/4, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na zona Centro-Sul, a visita de representantes diplomáticos de três nações: o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, o cônsul de Portugal, Antônio Humberto de Matos Figueiredo, e o embaixador da Itália, Alessandro Cortese. A agenda, articulada em parceria com a 24ª Comissão de Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Manaus (CMM), teve como objetivo ampliar o diálogo institucional e estreitar relações de cooperação entre a capital amazonense e os respectivos países.

Durante os encontros, foram debatidos temas estratégicos como intercâmbio tecnológico, parcerias nas áreas de saúde e educação, fortalecimento de laços culturais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável. O prefeito destacou a importância do momento para a cidade e o interesse mútuo em ampliar o diálogo com as nações amigas.

“A visita dos representantes diplomáticos demonstra o respeito e o interesse que Manaus desperta no cenário internacional. Estamos abertos à troca de experiências, investimentos e cooperação técnica que beneficiem diretamente nossa população”, afirmou Almeida.

O presidente da 24ª Comissão de Turismo e Relações Internacionais da CMM, vereador João Carlos, que acompanhou toda a agenda, enfatizou o caráter estratégico das reuniões e os avanços obtidos nas conversas.

“São diálogos que dizem respeito ao progresso e ao avanço da nossa cidade. Países como Japão, Portugal e Itália possuem experiências consolidadas em áreas como saúde, educação e tecnologia. Nosso papel é aproximar esses conhecimentos da nossa realidade, trazendo soluções e oportunidades para Manaus”, pontuou o vereador.

Entre os temas em destaque, o chefe do Executivo municipal ressaltou o pedido recebido para consolidar a tradicional colônia japonesa da cidade em um futuro “Bairro Japonês”, valorizando a cultura e a contribuição histórica da comunidade nipônica. “Temos mais de 40 empresas japonesas atuando na Zona Franca e mais de 35 mil descendentes japoneses em Manaus. Isso representa um elo forte que pode ser ainda mais explorado. Isso será avaliado”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, elogiou a recepção e demonstrou entusiasmo com as possibilidades de cooperação, tendo em vista que a comunidade italiana residente em Manaus, está estimada em mais de mil cidadãos.

“Esta é minha primeira visita oficial a Manaus, e fico muito feliz em ser recebido pelo prefeito David Almeida. Também fiquei muito impressionado com a obra suntuosa que ele está fazendo próxima ao Encontro das Águas. A cidade tem um potencial enorme para o desenvolvimento de parcerias em diversas áreas, como o turismo ecológico, por exemplo”, declarou.

De acordo com o prefeito, as visitas diplomáticas reforçam o papel estratégico de Manaus como protagonista na agenda internacional da Amazônia, sobretudo para atrair investimentos, projetar internacionalmente a cidade e fortalecer relações bilaterais com outros países.

“Para além dos ganhos práticos, essas visitas valorizam institucionalmente a Prefeitura de Manaus e reforçam o protagonismo da capital amazônica no cenário global”, finalizou.

Publicidade