Destaque

Maduro reabre fronteira da Venezuela com o Brasil

A Venezuela reabriu a sua fronteira com o Brasil hoje de manhã, no município de Pacaraima, em Roraima (RR). 

Tropas da guarda bolivariana fazem exercícios de guerra na fronteira com o Brasil, o que levou, por decisão unilateral do governo de Nicólas Maduro, ao fechamento da fronteira com Roraima. O fechamento foi por duas vezes em uma semana.

Tropas do Exército brasileiro, com tanques e caminhões de transportes de soldados, que estavam em atitude de prontidão no quartel 6.º Batalhão de Engenharia e Construção. Agora, os militares retornaram às suas unidades.

 No quartel do 6º BEC, estavam soldados do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) e do 8º Regimento de Cavalaria, todos com sedes em Roraima.

A presença de tropas bolivarianas nas proximidades de Roraima causa preocupação. É que a Venezuela “anexou” parte do território da Guiana, que também faz fronteira com o Brasil. 

Estrategistas de guerra não descartam que Nicólas Meduro intente alcançar a Guiana através de manobras no território brasileiro. O caminho é menos complicado que o das florestas inundadas do Essequibo, a região “anexada”.

O governo brasileiro, por sua vez, já anunciou que também planeja realizar exercícios de guerra região fronteiriça com o território venezuelano. Seriam atividades para testar a mobilização de tropas, equipamentos de logística e armas de guerra.

Publicidade