Presidente da CMM, David Reis, anuncia estudo para reativar cursos da EscolegisCMM e destaca transparência e avanços em sua gestão
Programa criado pelo vereador qualificou milhares de pessoas com cursos gratuitos
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), anunciou um estudo para reativar os cursos da plataforma de ensino a distância da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar, a EscolegisCMM. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (06/01), durante entrevista ao programa Manhã de Notícias, da Rede Tiradentes.
Durante a conversa, o presidente abordou diversos temas e os planos para o biênio 2025-2026. Questionado sobre a retomada dos cursos da EscolegisCMM, o vereador enfatizou que a equipe está realizando um levantamento financeiro para avaliar a viabilidade do retorno.
“A EscolegisCMM qualificou milhares de pessoas com cursos gratuitos nas mais diversas áreas. É um projeto que atinge diretamente a população que mais precisa, oferecendo educação e qualificação no conforto de casa, pelo celular ou pela TV. Nossa intenção é retomá-lo, desde que a Câmara tenha saúde financeira para sustentá-lo”, afirmou o presidente.
David Reis destacou ainda a importância da iniciativa para aumentar as chances de empregabilidade dos participantes. “Educação gratuita e acessível é transformadora, e estamos comprometidos em avaliar todas as condições para que esse projeto retorne em breve”, disse.
O EscolegisCMM é um programa da Escola do Legislativo da CMM que oferece cursos gratuitos e online de qualificação profissional. Os cursos são certificados e podem ser feitos por qualquer pessoa, que pode se inscrever em até três cursos e ter até 30 dias para concluí-los.
O programa foi criado pelo vereador David Reis (Avante) e conta com uma plataforma disponível para smartphones, tablets, Android TV e Apple TV.
Transparência e reconhecimento
Outro ponto abordado foi a conquista, durante os dois primeiros anos de sua gestão, do primeiro lugar no ranking de transparência entre as câmaras municipais do Amazonas, segundo o Ministério Público de Contas. O presidente celebrou a conquista e reforçou o compromisso em manter a transparência na administração.
“Na nossa gestão, nos dois primeiros anos, recebemos do Ministério Público de Contas, a primeira posição do ranking de transparência das Câmaras Municipais. A nossa gestão, trabalhou com muita força e recebeu primeiro lugar em transparência”, enfatizou.
Recondução à presidência
O presidente também comentou sobre sua eleição para a presidência da CMM para o biênio 2025-2026. Segundo ele, o apoio recebido de seus colegas vereadores foi construído com base nos avanços proporcionados durante sua primeira gestão.
“Conseguimos melhorar a estrutura de trabalho dos vereadores, oferecendo condições para que eles desempenhem suas funções com mais eficiência. Isso foi essencial para conquistar a confiança e o apoio necessário para continuar na presidência.”