Acidente

24 horas depois: O que se sabe sobre as causas da tragédia em Gramado e quem eram os Galeazzi

Por volta das 9h20 do último domingo, dia 22 de dezembro, uma tragédia abalou Gramado e o Rio Grande do Sul. O desastre aéreo que vitimou dez pessoas, todas ocupantes da aeronave Piper Cheyenne, chocou moradores e turistas.

A aeronave de pequeno porte decolou em Canela por volta das 9h12 da manhã, em condições climáticas adversas com chuva e muita neblina. O Aeroporto de Canela estava fechado e não possui torre de controle. Por isso, a decisão de decolar é exclusiva do piloto.

O Cenipa (entidade responsável por investigações de ocorrências aeronáuticas), apura as circunstâncias do caso.

Após a decolagem, a aeronave fez uma curva para a direita e, em poucos minutos, colidiu no topo de um prédio na Avenida Central, caindo sobre uma loja de móveis, e atingindo uma residência e uma pousada, a poucos metros da Avenida das Hortênsias, via que liga Canela a Gramado.

Todos os ocupantes da aeronave morreram e 17 pessoas que estavam em solo ficaram feridas, duas em estado grave e com queimaduras.

As vítimas fatais do acidente eram da mesma família:
Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi
 – piloto (empresário e proprietário da aeronave)
Matteo – filho de Veridiana e Bruno
Tatiana Natucci Niro – esposa de Galeazzi
Maria Eduarda Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana
Maria Elena Niro Galeazzi – filha de Galeazzi e Tatiana
Maria Antonia Niro Galeazzi -filha de Galeazzi e Tatiana
Lilian Natucci – sogra de Galeazzi
Veridiana Natucci Niro – irmã da esposa de Galeazzi
Bruno Cardoso Munhoz Guimaraes Araújo – marido de  Veridiana
Giulia – filha de Veridiana e Bruno

Os Galeazzi chegaram a Canela e Gramado, a passeio, na sexta-feira, dia 20 de dezembro, e eram de Jundiaí/SP.

Luiz Cláudio Galeazzi, 61 anos, era CEO da Galeazzi & Associados, e também era sócio da Credeal, fabricante de cadernos gaúcha, sediada em Serafina Corrêa.

O corpo das vítimas começou a ser retirado do local no fim da tarde de domingo. Os destroços da aeronave foram removidos com ajuda de uma retroescavadeira. Os corpos foram levados para o Departamento Médico Legal de Porto Alegre.

As duas mulheres que estavam na pousada, e que foram atingidas, estão internadas em Hospitais de Porto Alegre com graves queimaduras e seriam a proprietária e uma camareira da pousada. Os demais hospitalizados foram liberados pelos hospitais de Gramado e Canela ao longo do domingo.

Gramado está em luto e programação do Natal Luz foi cancelada no domingo (22). A Gramadotur definirá nesta segunda-feira, dia 23, qual será o procedimento com relação a programação do evento para hoje e para amanhã.

Publicidade