Governo Presente leva 7,2 mil atendimentos a população da zona sul de Manaus
Consultas médicas e emissão de documentos estão entre os serviços prestados por mais de 40 órgãos estaduais
A 18ª edição do Programa Governo Presente prestou cerca de 7,2 mil atendimentos à população da zona sul de Manaus, no último sábado, (23/11), no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, localizado no bairro de Educandos, zona sul de Manaus. No local, o Governo do Estado disponibilizou 148 tipos de serviços, como emissão de documentos, consultas médicas e orientação sobre crédito.
Com isso, já são mais de 87 mil atendimentos prestados pelo programa em 2024, conforme dados da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A UGPE coordena o Governo Presente ao lado da Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escola. O evento envolve 46 secretarias e órgãos estaduais.
A secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime, destacou a importância do Governo Presente para a comunidade. “Estamos muito satisfeitos em atender a população do bairro Educandos. Dessa vez, trouxemos novidades, como as carretas da saúde, com exames de mamografia e de ultrassom, e a de tomografia, cumprindo o objetivo, que é aproximar ainda mais esses serviços da população”, afirmou.
Nádia Peres, moradora da zona central, aproveitou a oportunidade para buscar atendimento médico e tirar uma nova identidade. “O atendimento está sendo muito rápido e estamos sendo bem atendidos. É uma programação excelente. Essa é a primeira vez que participo, e estou muito satisfeita com a agilidade e a qualidade do atendimento”, disse.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.364 atendimentos, com médicos especialistas – oftalmologista, ginecologista, endocrinologista, cardiologista e clínico geral – e realização de exames, como aferição da pressão arterial e glicemia, além de ultrassonografias, mamografias e tomografias sem contraste.
A funcionária pública Maria Martins Moreira Brito também buscou atendimento com ortopedista e oftalmologista. “O atendimento foi excelente, realmente 100%. Fiquei muito satisfeita e, agora, vou providenciar todos os meus exames. Vou passar com ortopedista, pois estou com problema no joelho, e também vou renovar minha consulta com o oftalmologista”, declarou.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) fez uma mobilização pelo Dia D de Combate à Dengue, com o objetivo de reforçar a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e, também, de Zika e Chikungunya. Também realizou 432 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu 144 castrações solidárias, por meio do Castramóvel, para cães e gatos, além de 94 agendamentos para esse serviço. Raiane Carolline, estudante universitária, destacou a importância da castração solidária. “Trouxe meu cachorro e meu gato para castrar, e estou achando o serviço excelente. A possibilidade de realizar a castração de forma gratuita é algo que facilita muito para a gente. Além disso, ajuda a prevenir o abandono de animais”, destacou.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), registrou 685 atendimentos, incluindo emissão de novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos desse serviço.
Aos que buscavam acesso ao crédito, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em colaboração com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), atendeu e cadastrou 45 mulheres empreendedoras nesta edição do Governo Presente, oferecendo crédito e orientação sobre suas linhas de financiamento por meio do programa Crédito Rosa. O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) promoveu o cadastro de empreendedores no Programa Crédito Solidário, enquanto a Secretaria de Trabalho (Setemp) realizou 93 atendimentos, como cadastros na Rede Sine, encaminhamentos para vagas de emprego, além de orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho Digital.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também esteve presente, com o projeto “Empreender no Envelhecer”, oferecendo linhas de crédito para idosos empreendedores, além de atender ao programa Crédito Inclusão, que disponibiliza crédito, em parceria com a Afeam, para pessoas com deficiência.
A Sejusc também realizou 315 atendimentos, como emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira Intermunicipal – Passe Legal, Declaração de Hipossuficiência, 2ª Via da Certidão de Nascimento e, ainda, o encaminhamento ao Cartório de Registro Civil, além do serviço Ponto de Atendimento Virtual (PAV) para a regularização de CPF. A Sejusc também fez atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos para mulheres e idosos.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 200 atendimentos e entregou 150 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) do projeto “CNH Social” e 54 certificados dos cursos de Direção Defensiva e Monitor Escolar.
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) também esteve presente com a entrega de um novo benefício da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”, de incentivo à conversão de carros para uso de gás natural veicular (GNV). No estande do órgão, a novidade foi a exposição de um carro convertido com o chamado Kit GNV, para interessados em obter melhores informações sobre a tecnologia.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar registrou 142 atendimentos, incluindo inscrições para aplicação das avaliações do Provão Eletrônico e o “Seduc Atende”, que inclui atualização cadastral e informações sobre os programas educacionais. Além disso, o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams) e a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) estavam presentes, fazendo atendimentos com psicólogos e assistentes sociais.
Setor Primário
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) entregou 100 kits de sementes, distribuiu material informativo sobre hortaliças, realizou inscrições para Carteiras do Produtor Rural e teve um estande para fornecer orientações e informações sobre como ter uma horta caseira em pequenos espaços.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) levou a Feira de Produtos Regionais, enquanto a ADS doou, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), cinco toneladas de peixes para três instituições de Manaus credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), beneficiando cerca de 2 mil famílias.
Habitação e Regularização Fundiária
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) ofereceu 60 serviços de renegociação de dívidas habitacionais com o Refis 2024, que oferece até 100% de descontos em juros e multas, consulta de processos, emissão de segunda via de boleto, abertura e formalização de processos, termo de quitação e encaminhamento ao cartório, além de dúvidas e informações gerais dos programas e do Amazonas Meu Lar.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT) ofertou 38 atendimentos, como abertura de processos para títulos definitivos, e forneceu orientação e informações sobre os documentos necessários para solicitar a regularização fundiária de imóveis.
Bem-estar e lazer
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu 389 serviços de corte de cabelo, massoterapia e esmaltação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) proporcionou atividades recreativas e lúdicas para o público infantil, além de oficinas de biojóias e da Feira de Economia Criativa.
Outros serviços
A Fundação Amazonprev realizou o censo previdenciário para servidores e ofereceu 61 serviços de consulta e emissão de documentos. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu copos de água para a população. O Procon-AM esteve presente para orientar consumidores e receber denúncias.