2026: bolsonarismo em ruínas, governador de SP desiste do PL
O governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas, decidiu manter-se no Republicanos, desistindo de sua possível filiação ao partido de Jair Bolsonaro (PL).
Com isso, pelo que parece, a decisão do governador da maior capital do Brasil, deixa o bolsonarismo em ruínas. Como informa o Brasil247.
Além disso, tal permanência de Freitas no Republicanos surpreendeu aliados e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Sobretudo, Tarcísio, que vinha sendo cortejado pelo PL desde o início de seu mandato, comunicou sua decisão a interlocutores próximos nos bastidores.
Assim, portanto, ele revelou que deverá permanecer no Republicanos até 2026, último ano de seu mandato.
Por exemplo, durante meses, especulações sobre a entrada de Tarcísio no PL marcaram o cenário político, com Valdemar Costa Neto. Nesse sentido, confirmando publicamente que o governador estaria quase certo para se juntar ao partido após as eleições municipais de 2024.
Desse modo, inclusive, o Jair Bolsonaro (PL) havia comentado que a mudança estava “90% acertada”.
No entanto, a decisão de Tarcísio, que evita romper com o Republicanos, partido pelo qual foi eleito, surge como uma reavaliação estratégica de seu posicionamento no cenário político nacional.
Como resultado, para Valdemar Costa Neto, que via a possível filiação de Tarcísio como um fortalecimento da aliança com Bolsonaro, a notícia representa um revés significativo.
Ou seja, a permanência de Tarcísio no Republicanos é vista também como um sinal de que o governador paulista planeja conduzir seu mandato com maior autonomia. Embora mantenha boas relações com figuras do espectro bolsonarista.
Leia mais no Brasil247.