David opta por ir à Igreja no último dia de campanha com a família – ele já havia feito a Globo abrir exceção e mudar a data do debate em Manaus por causa da fé
O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), optou por dedicar seu último dia de campanha à Igreja. Ele é adventista do sétimo dia. Por causa disso, a Rede Globo resolveu abrir uma exceção e realizar o debate em Manaus na quinta (24), para respeitar a fé dele. Todos os outros nas outras capitais foram realizados ontem (25).
O motivo de Almeida ter trocado as carreatas, caminhadas e encontros tradicionais do último dia de campanha é a fé. Os adventistas do sétimo dia guardam o sábado, assim como os judeus. Eles entendem que este foi um mandamento de Deus, contido no livro de Êxodo, capítulo 20 e versículo 8: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. Os demais evangélicos flexibilizam essa regra por entender que o dia é figurado e pode ser qualquer outro da semana. A maioria guarda o domingo.
Por causa do dogma, os adventistas não trabalham nem exercem qualquer atividade que não seja religiosa ou familiar aos sábados. O próprio Almeida nunca cumpriu nenhuma agenda neste dia ao longo de todo o mandato. Aos domingos, entretanto, ele costuma trabalhar.
O prefeito de Manaus é arraigado à sua fé e respeita os dogmas da Igreja aonde foi criado. Tanto que decidiu voltar hoje às origens e foi com a família à congregação localizada no bairro do Morro da Liberdade, na zona Sul, aonde cresceu. Ele costuma frequentar várias unidades da denominação espalhadas por Manaus.
Em 2020 foi ali também que Almeida passou a véspera da eleição, mas por um motivo mais triste: sua mãe, Rosa, havia falecido na véspera e foi velada na Igreja. Desta vez, a opção se deu pela convicção de fé.
O blog o alcançou hoje na saída da Igreja e ele e o questionou sobre a opção. “A política passa, mas a fé fica”, resumiu.