Prefeitura inaugura viaduto Márcio Souza no aniversário de Manaus como um presente para os motoristas da capital
Prefeitura inaugura viaduto Márcio Souza como mais um presente pelos 355 anos de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inaugurou, nesta quinta-feira, 24/10, o viaduto Márcio Souza, situado na rua Rio Preto, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, que dá acesso à avenida Governador José Lindoso. A entrega no aniversário de 355 anos da capital amazonense simboliza um importante benefício para a população, especialmente para os motoristas que enfrentavam congestionamentos diários na região.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, a entrega do complexo foi realizada em período recorde. “É uma alegria redobrada estar inaugurando o viaduto Márcio Souza para melhorar a mobilidade urbana da cidade de Manaus no dia do seu aniversário. É a terceira grande obra de mobilidade que a atual gestão entrega. Temos muito carinho, muito zelo, porque, além de ser extremamente necessário, também quebrou todos os recordes de construção. Foi entregue em sete meses, para que a gente pudesse chegar hoje e viabilizar o tráfego aos motoristas”, informou Rotta.
Durante os horários de pico, aproximadamente 3.000 veículos transitam, por hora, em ambas as direções. Este é o terceiro viaduto construído pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana em áreas de tráfego intenso.
“Hoje, é um dia de muita alegria, o aniversário de Manaus. Junto com essa data importante, fazemos a grandiosa entrega de mais um complexo viário, que vai melhorar significativamente o tráfego nesta área, que antes era muito congestionada. Este foi o viaduto de construção mais rápida da história de Manaus. Foram sete meses de trabalho, desde a colocação da primeira estaca até a entrega final”, afirmou o secretário de Obras, Heliatan Botelho.
Após a liberação do viaduto, os dois semáforos da área foram desativados, reduzindo a retenção de veículos que ocorria diariamente naquela região, afetando a rotatória do Coroado e as avenidas Ephigênio Salles, Rio Preto e Governador José Lindoso.
Homenagem
“A minha família se sente muito honrada de homenagearem meu tio, que foi muito importante para a cultura do nosso Estado. Ainda mais receber essa homenagem no dia do aniversário da cidade. Ele estaria extremamente feliz, porque Manaus era uma grande paixão para ele”, declarou a sobrinha do homenageado, Raíssa Souza.
O escritor, dramaturgo, romancista e jornalista Márcio Souza nasceu em Manaus (AM), em 4 de março de 1946. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Seu primeiro romance data de 1976, “Galvez: imperador do Acre”. Foi autor de mais de 20 livros, dentre eles “História da Amazônia”, “Mad Maria” e “Amazônia Indígena”.
Ocupou também cargos públicos, como a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão do governo federal, e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em Manaus. Márcio Souza morreu no dia 12 de agosto de 2024, aos 78 anos de idade.