Unidades Básicas de Saúde em Manaus ajustam horários devido à falta de segurança pública
Para apoiar trabalho que é responsabilidade do Governo do Estado, gestão David Almeida armou e equipou Guarda Municipal de Manaus
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus operam, em sua maioria, de 7h às 17h, e mais de 50 unidades de grande porte funcionam até às 21h. Isso acontece devido a segurança pública que tem imposto desafios para a ampliação desses horários. A observação foi destacada pelo prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, durante entrevista ao Jornal do Amazonas Segunda Edição, da Rede Amazônica, nesta quinta-feira (17/10).
Atualmente, mais de 220 Unidades Básicas em Manaus operam com horário reduzido devido à vulnerabilidade dos servidores em relação à segurança.
“Em muitas UBSs precisamos diminuir o tempo de funcionamento exatamente por causa da falta de segurança, que é responsabilidade do Estado. Nossos servidores ficam muito vulneráveis, e por isso, algumas unidades fecham um pouco mais cedo. Em Manaus, temos até uma realidade muito difícil, onde até as delegacias fecham às 17h, deixando a população e nossos servidores desassistidos”, explicou David Almeida.
Apoio ao Estado
O prefeito ressalta que, apesar dos desafios com a falta de segurança pública, há esforços para ampliar o horário de atendimento de outras unidades com a reestruturação da Guarda Municipal.
“A prefeitura não lavou as mãos em relação à segurança. Depois de 75 anos, armamos, equipamos e fizemos concurso para a guarda municipal, e estamos com um curso de formação em andamento para chamar 230 guardas, e mais 150 em seguida”, afirmou.
A meta da prefeitura é chegar a 1,5 mil guardas municipais armados até o final do próximo mandato, caso a população reeleja David Almeida.
“A partir disso, poderemos abrir seis novos postos da guarda municipal e proteger a população e os espaços públicos, como praças e terminais. Com essa contribuição, será possível aumentar o número de UBS com horário estendido”, concluiu o prefeito David Almeida.