Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove ações socioambientais, de direitos humanos e cidadania em Iranduba

Atividades diversas serão abertas ao público em geral

O Governo do Amazonas vai promover, em Iranduba (a 27 quilômetros), nos dias 16 e 17 de outubro, ações ambientalistas, de direitos humanos e cidadania. Participam do evento a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Em parceria

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), serão oferecidos serviços de cidadania e direitos humanos para a população, além de oficinas de capacitação e palestras. Os atendimentos serão feitos das 8h às 16h, na Escola Estadual Cecília Carneiro de Oliveira, localizada na avenida Amazonas, 1.006-1.022.

Na programação estão as ações voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher, previstas na parceria entre a UGPE e a Sejusc, no âmbito do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). “São ações previstas na Política de Gênero e Diversidade do Prosamin+ que está destinando R$ 2,4 milhões para fortalecer o trabalho já realizado pela Sejusc”, observa o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

Segundo a secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Lilian Gomes, entre as ações previstas estão capacitação sobre o protocolo “Não é Não”, serviços de assistência social, de psicologia e atendimentos jurídicos.

“É a primeira vez que levamos os serviços de cidadania e direitos humanos, principalmente voltados às mulheres, para Iranduba nesta parceria com a UGPE. É gratificante podermos realizar essa ação em conjunto, porque mostra a parceria dos órgãos em atender a população em vulnerabilidade social de todo o estado”, comentou a secretária.

Outros serviços

Por meio da Sejusc, mulheres poderão se inscrever em cursos de maquiagem e crocheteria, além de disponibilizados serviços para toda a população, como emissão de declaração de hipossuficiência para Registro Civil de Nascimento (RCN) ou Casamento; Inscrição, alteração e regularização de CPF; e atividades didáticas com crianças e adolescentes, com a ‘Trilha da Proteção’ e musicalidade

Para as pessoas com deficiência (PcD), a Sejusc também ofertará orientações jurídicas, a emissão e orientação sobre as carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal, para cadeiras de rodas e cadastro em linha de crédito Mais Inclusão.

Em parceria com o Unicef serão realizadas oficinas e palestras sobre reaproveitamento da água, uso adequado no ambiente doméstico, entrega de kits ecológicos, oficinas de produção de sabão a partir do óleo de cozinha, exposição de itens para tratamento da água e filmes de curta duração sobre educação ambiental. O Unicef também promoverá palestras com os gestores do colégio sobre as mudanças climáticas e estiagem.

O Idam irá realizar palestra educativa sobre “Bioinsumos e Agroecologia”, além da distribuição e troca de mudas e sementes, exposição de meliponicultora, mostra e venda de produtos orgânicos e convencionais.

FOTO: Ygson França/Sejusc

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania: Lívia Anselmo e Suelen Gonçalves – [email protected]

Publicidade