Coari encerra dez dias de festas em homenagem aos 92 anos de emancipação
O município de Coari encerrou na madrugada deste domingo (04) a série de celebrações em homenagem aos seus 92 anos de emancipação política, comemorado no dia 02 de agosto. Ao longo de dez dias, a Prefeitura, com o apoio de empresários locais e a parceria do Governo do Amazonas, promoveu uma programação diversificada que incluiu eventos culturais e esportivos, atendendo a todos os públicos e proporcionando momentos de lazer e integração para a população, além de movimentar a economia da região.
As festividades iniciaram em 25 de julho no palco alternativo montado no estacionamento do Centro Cultural da cidade. O local contou com uma “invasão cultural” repleta de apresentações artísticas, enaltecendo a rica cultura coariense. No dia seguinte, o foco foi o encerramento do Festejo de Sant’Ana 2024, padroeira da diocese de Coari. Este ano, a celebração teve como tema “Sant’Ana nos convida à Conversão e à Oração, Celebrando 50 anos de Missão”.
O dia 27 foi dedicado aos visitantes com uma festa cheia de shows musicais e apresentações das danças que participarão do 7º Festival Cultural, previsto para ser realizado neste mês. O cantor Wanderley Andrade foi a grande atração da noite. Já no dia 28 aconteceu o tão aguardado Concurso de Miss & Mister Coari 2024. Nesta edição, a coroa de Miss ficou com Alícia Alfaia Pessoa, enquanto a de Mister foi para Alexandre Carvalho. O evento também contou com shows da cantora Vanessa Auzier e artistas locais.
No dia 29 foi a vez da 6ª edição do Coari Champions, um dos maiores eventos de artes marciais mistas (MMA) a céu aberto do país. Na ocasião, milhares de pessoas acompanharam 12 lutas emocionantes, incluindo três disputas de cinturão. O prefeito Keitton Pinheiro, o deputado federal Adail Filho, idealizador desse projeto, e o bicampeão do UFC, Charles do Bronx, também estiveram presentes, prestigiando o evento e apoiando a promoção do esporte na cidade. Após as lutas, o público foi agraciado com uma festa animada por bandas locais no palco alternativo.
Os últimos dias foram destinados à tradicional comemoração no Centro Cultural. No dia 30, um evento gospel contou com a presença de Maria Marçal, Família Seven e Pastora Luciana. No dia 31, o público curtiu shows de Manu Bahtidão, Forró di Respeito e Forró Ideal. Em 1º de agosto, as atrações foram Xand Avião, Uendel Pinheiro e Patrick Araújo. No dia 2, Joelma, George Japa e Guto Lima animaram a festa. No dia 3, Marília Tavares, Carlinhos do Boi e Rabo de Vaca fecharam a celebração. Mais de 20 artistas locais também se apresentaram, contribuindo para a animação da festividade.
Durante esses dez dias, foram promovidas diversas atividades esportivas, como: a final da 6ª Copa Zona Rural, realizada na comunidade Boa Vista no Médio Solimões; Torneio de Jogos de Mesa (sinuca, dominó e dama); 1º Coari Classic; Rei do Tatame; Jogos de Areia (vôlei e futevôlei); Campeonato de Motocross; 2º Street Coari (skate, basquete 3×3, futmesa, Free Fire e Fifa 24); Campeonato Náutico (corrida de casquetinha e canoagem); 2º Desafio de Mountain Bike; Desafio Intermunicipal (futsal, basquete, handebol e vôlei); e 2 Corrida Pedestre 2 de Agosto.
Além disso, teve ainda o I Workshop de Cadeias Produtivas no Amazonas, com foco especial na produção de cacau, o qual contou com a presença de diversos especialistas e participantes do setor primário. A realização do sorteio da campanha “IPTU Premiado”, que distribuiu cinco motos e um carro 0k para os contribuintes que pagaram em cota única. E os cidadãos de Coari, assim como os visitantes, tiveram a oportunidade de explorar a Feira Agroambiental e de Empreendedores, com a participação de 600 vendedores ambulantes e mais de 200 empreendedores, engrandecendo a programação e fomentando a economia local.
Para o prefeito Keitton Pinheiro, a programação foi um grande sucesso graças ao resultado do esforço e da dedicação de toda a equipe envolvida, dos parceiros locais e do apoio inestimável do Governo do Amazonas. “Agradeço imensamente a todos que participaram e colaboraram para tornar essas celebrações inesquecíveis. Os eventos não apenas proporcionaram lazer e cultura para a população, mas também contribuíram para a economia local, mostrando a força e a união da nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando juntos para que Coari siga crescendo e se desenvolvendo”, destacou.