‘Omar tem oposição, situação e todas as vias no interior’, diz Beto D’Ângelo
Omar Aziz compartilha entrevista de Beto D’Ângelo destacando sua ampla base de apoio no interior do Amazonas, preparando-se para a candidatura ao governo em 2026.
O senador Omar Aziz (PSD) está compartilhando em seus grupos uma entrevista que o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, concedeu em Manaus esta semana.
O trecho recortado por Omar é para mostrar como se configura sua base de apoio no interior.
Isso porque, no caso, o prefeito é perguntado como está o senador no interior do Estado. E ele responde.
“O senador tem oposição, situação, terceira via, quarta via, quinta via”, diz D’Ângelo.
O senador Omar Aziz (PSD) está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do parlamento, entre os “cabeças” do Congresso Nacional de 2024, segundo classificação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O senador Eduardo Braga (MDB) também integra a lista.
O deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil), que reassumiu mandato na Câmara em dezembro do ano passado, está lista dos 50 parlamentares em ascensão.
Em edições passadas, ele já figurou entre os 100 mais influentes na categoria debatedor.
A região Norte é a única que não tem nenhum deputado entre os “cabeças” do Congresso neste ano, mas está muito bem representada no Senado, com dez senadores na elite, perdendo apenas para a região Nordeste, que tem 14.
Aziz, que atualmente coordena a bancada do Amazonas no Congresso, está na lista pela quinta vez. O senador está na categoria debatedor.
São parlamentares muito atuantes e que estão sempre atentos aos fatos e com grande capacidade de repercussão na imprensa e nas redes sociais.
“São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia. Conhecedores das regras regimentais que regem as sessões e reuniões e o funcionamento das casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária”, reconhece o Diap.
Já Braga foi classificado como formulador ou os que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Ele está na lista pela 11ª vez.
“Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores”, disse o Diap.