Como o governador do Pará costura para ser vice de Lula em 2026
Citado pela revista Veja como ‘estrela em ascensão’ no MDB, o atual governador do Pará, Helder Barbalho, trabalha desde já para ocupar o posto de Geraldo Alckmin como vice de Lula da Silva (PT) em 2026.
Segundo a reportagem, quase três anos antes da próxima disputa presidencial, não são poucos os políticos que querem rifar o ex-tucano como parceiro de Lula na disputa pela reeleição.
No entanto, filho de um cacique histórico do MDB, Helder tem como possíveis concorrentes entre os emedebistas a ministra do Planejamento Simone Tebet e o ministro dos Transportes Renan Filho.
Cacique da nova geração de emedebistas, Helder se habilitou como interlocutor a ser ouvido sobre os rumos do partido em 2026, entre outras coisas, porque foi reeleito com mais de 70% dos votos nas eleições de 2022.
Ele conseguiu quase 1,5 milhão de votos de legenda para o MDB entre os paraenses e fez uma bancada de nove deputados federais.
Com adicionais como o fato de a mãe, Elcione Barbalho, ser a primeira vice-presidente do MDB e o irmão Jader Filho, ministro das Cidades, ser responsável pelo principal programa de habitação popular do país.
No entanto, o governador tem outras cartas na manga para se manter sob os holofotes, como o fato de o Pará sediar, no final do ano que vem, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30).
O estado do Pará também foi anunciado como enredo da escola de samba Grande Rio em 2025, terceira colocada nos desfiles deste ano.