Renato Cariani diz que indiciamento por tráfico e lavagem de dinheiro ‘Não vai tirar minha alegria’; assista
O minfluencer fitness Renato Cariani disse na noite de terça-feira, 30, que a conclusão do inquérito da Polícia Federal (PF) de São Paulo que acusou o influenciador fitness e dois amigos de usarem uma de suas empresas para desviar produtos químicos para o narcotráfico produzir drogas ‘Não vai tirar a minha alegria’. Ele disse ainda que caberá a Justiça decidir o que fará com o inquérito da Polícia Federal.
As declarações de Renato foram dadas após ele receber pelo segundo ano seguido o prêmio iBest de melhor influenciador fitness do Brasil, unificando os títulos pelos votos populares e do júri técnico. A premiação dos melhores influenciadores digitais de 2023 ocorreu na noite de terça-feira em São Paulo.
Relembre
A PF começou a investigar o caso após a Receita Federal verificar depósitos suspeitos de mais de R$ 200 mil feitos pela AstraZeneca para a Anidrol. A multinacional negou, no entanto, que tenha comprado os produtos da empresa do influencer Renato e de sua sócia. A investigação identificou mais suspeitos de participarem do esquema criminoso, mas ainda não os indiciou porque espera juntar mais provas contra eles. A PF também busca saber onde a droga foi comercializada depois e por quem.
No ano passado a Polícia Federal fez a operação Oscar Hinsberg de combate ao grupo criminoso, cumprindo mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em imóveis em nome dos três suspeitos. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos e objetos que depois passaram por análises dos peritos. Oscar Hinsberg foi um químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina. Essa substância foi o principal insumo químico desviado, segundo a PF.