Wilson Lima

Governador estende a mão para resolver abastecimento de água em Parintins

O governador Wilson Lima (União Brasil) afirmou hoje (11), que está disposto a assumir o abastecimento de água em Parintins, em auxílio a Prefeitura Municipal.

Conforme divulgou o site Segundo a Segundo, uma análise sobre a qualidade da água nos 28 poços que alimentam a cidade mostra que 78% deles está contaminado. São 22 no total.

De acordo com a publicação, a declaração do governador ocorreu no ginásio da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles.

É que o governador foi ao município fazer a de entrega de títulos definitivos para famílias da comunidade Pascoal Alaggio.

Dessa forma, a iniciativa do governador leva em consideração os relatórios técnicos sobre o abastecimento de água em Parintins.

Elaborados pelas equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Assim como da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), os relatórios identificaram problema de contaminação de 22 poços, com funcionamento irregular na cidade.

A proposta feita à prefeitura municipal é que o Governo do Estado passe a gerenciar o sistema de abastecimento. O trabalho ficaria sob o guarda-chuva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Cosama.

Temos algumas iniciativas através da Cosama, e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Falei aqui para o prefeito da disposição do Estado do Amazonas em ajudar nessa questão da água. Se for o caso, o Estado do Amazonas assume o abastecimento. É complicado os municípios gerirem isso sozinhos, não porque não tenham competência, mas porque as finanças (municipais) não permitem que isso aconteça.

Segundo o governo estadual, o relatório da FVS e Cosama mostra que são necessárias providências emergenciais dada à gravidade da situação de contaminação com concentração altíssima de poluentes, como: amônia, manganês, ferro e os mais graves: nitrato e alumínio, bem como a presença de coliformes totais e fecais.

Esses contaminantes, quando absorvidos pelo corpo humano, podem causar consequências graves em vários órgãos do corpo humano com efeitos neurotóxicos, guardando correlação com doenças graves.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *