Ipen mostra David à frente de Amom em todos os cenários
Pesquisa de intenção de votos ouviu 1.017 eleitores de 37 bairros de Manaus entre os dias 11 e 18 de setembro de 2023
Levantamento do Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) desta terça-feira (26) mostra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à frente do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) em todos os cenários de intenção de voto.
Assim, após ouvir 1.017 eleitores, em 37 bairros de Manaus, a pesquisa espontânea do Ipen mostrou o seguinte resultado para a Prefeitura de Manaus: 21,4% dos entrevistados preferem que o prefeito David Almeida (Avante) se reeleja.
Nessa questão, o Ipen perguntou: se a eleição fosse hoje, em quem você votaria? Dessa forma, depois de Almeida, na segunda posição, da espontânea, vem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) com 9,86%.
Por conseguinte, outros oito pré-candidatos a prefeito de Manaus tiveram percentuais entre 2,4% a 0,5% das respostas. No entanto, nesse quesito “espontâneo”, não souberam ou não decidiram ainda em quem votar, as respostas foram altas: 52,1%.
Mas, na pesquisa estimulada, quando se pergunta ao eleitor em quem ele votaria no dia da eleição, o prefeito David Almeida (Avante) se mantém na frente com 32,4%.
Em seguida, vem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que aparece com 28,6% e, na terceira posição, o coronel Alfredo Menezes (PL) com 6,7%. Já o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (sem partido), está na quarta colocação, obtendo 6,2% da intenção de votos.
Ainda na estimulada, o deputado Capitão Alberto Neto (PL) teria 4,6% dos votos, com o ex-deputado estadual, Ricardo Nicolau, na sua cola, obtendo 4,1%.
Por outro lado, o ex-deputado federal José Ricardo (PT) vem em quinto lugar (3,5%) e o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (União), aparece com 3,1%. Ainda na pesquisa, a ex-juíza Carol Braz (PDT) tem apenas 1,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 3,3% dos eleitores.
DAVID X AMOM
Porém, quando a pesquisa do Ipen restringe o número de candidatos a apenas quatro, os dados da intenção de voto modificam. Mesmo assim, o prefeito David Almeida se mantém na dianteira com 34,8% da preferência do eleitor.
No entanto, o deputado Amom Mandel cola no prefeito e fica a 1% de diferença: 34,8% x 33,8% para David Almeida. Na terceira posição desse cenário, vem Coronel Menezes (12,9%) e Arthur Virgílio (9,1%). Brancos e nulos, 7,2% e não sabem ou não responderam, 2,2%.
REJEIÇÃO
Os dados da pesquisa do Ipen revelam que o prefeito David Almeida tem a terceira menor rejeição do eleitorado, embora seja o único a ter mandato no executivo.
De acordo com o levantamento, o prefeito de Manaus tem hoje apenas 8% de rejeição. A menor é do deputado Amom Mandel (4,9%), seguido do colega de bancada, Capitão Alberto Neto (7,4%).
Entre os pré-candidatos mais rejeitados está o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, com 24,7%. Ele é seguido por Ricardo Nicolau (13%), José Ricardo (12,9%) e Coronel Menezes (9,3%).
METODOLOGIA
A pesquisa de opinião eleitoral do Ipen ocorreu na área urbana da cidade de Manaus, respeitando os dados oficiais do IBGE e ponderações estatísticas. Tal levantamento contemplou a zona urbana com os bairros da cidade em que o entrevistado reside, incluindo sexo e idade. Esta, portanto, foi dividida em três faixas que foram de 16 a 24 anos, 25 a 44 anos e 45 anos ou mais.
CONFIABILIDADE
Desse modo, a confiabilidade da pesquisa é de 95% com margem de erro de 3.07% para mais ou para menos. Desse modo, o período do levantamento ocorreu entre 11 a 18 de setembro de 2023 cuja amostra foi de 1.017 entrevistas.