Governo do Amazonas

Detran-AM: governo homologa concurso com 180 aprovados

O governador do Amazonas, Wilson Lima, homologou o resultado final do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta segunda-feira (04/9).

O resultado homologado é para os cargos de agente de trânsito, examinador de trânsito – categorias AB, AD e AE – perito de acidente de trânsito e vistoriador de veículos.

Para esses cargos, os candidatos passaram por curso de formação, conforme prevê o Edital nº 001/2022- Detran-AM.

Concurso público do Detran tem homologação parcial do TCE-AM

“Acabo de homologar o resultado do concurso do Detran-AM, para os cargos de agente de trânsito, examinador, perito de acidente e vistoriador de veículos. Superada mais essa etapa, seguiremos trabalhando para convocar os aprovados no certame assim que possível”, disse o governador.

De acordo com a Comissão do Concurso Público do Detran Amazonas, dos 180 candidatos aprovados, são 74 agentes de trânsito por ampla concorrência e 15 pessoas com deficiência; 10 examinador de veículos para categoria AB por ampla concorrência e 1 pessoa com deficiência, 37 para categoria AD por ampla concorrência e 4 pessoas com deficiência, 18 para categoria AE por ampla concorrência; 5 para perito de acidente de trânsito por ampla concorrência e 1 pessoa com deficiência; 13 para vistoriador de veículos por ampla concorrência e 2 pessoas com deficiência.

A homologação é o ato administrativo por meio do qual a autoridade competente confirma a legalidade e validade do concurso público.

Com a homologação, o concurso é oficialmente aceito e os candidatos aprovados podem ser convocados para nomeação, dentro do prazo de validade do certame, conforme as necessidades da administração pública e de acordo com o número de vagas disponíveis.

O curso de formação foi iniciado no dia 13 de março deste ano, durante uma Aula Inaugural realizada no Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Chamadas

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta terça-feira (18), a primeira convocação de parte dos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). 

Serão chamados, inicialmente, 50 aprovados para cargos que não exigem curso de formação, como psicólogo, administrador, estatístico, contador, entre outros.  

Os demais aprovados serão convocados a partir do ano que vem. 

A nomeação será publicada no Diário Oficial do dia 1º de novembro. Quem for chamado, precisará entregar a documentação exigida, até 30 de novembro. A posse desses aprovados irá acontecer no dia 1º de dezembro deste ano. 

Outras funções 

Os aprovados para as vagas de agente de trânsito, vistoriador de veículo, examinador e perito de acidente de trânsito serão convocados para o início do curso de formação no dia 1º de março de 2023. 

Serão convocados 218 aprovados para esses cargos. Eles iniciarão o curso de formação no dia 3 de abril de 2023. 

O curso tem caráter classificatório e eliminatório, de modo que só serão nomeados os melhores classificados. 

O concurso foi realizado em maio deste ano com para os níveis médio e superior.  

Esse é o primeiro certame do órgão que foi homologado e terão os candidatos nomeados. 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *