Prefeitura de Coari

Prefeito Keitton Pinheiro assina Termo de Cooperação Técnica do Programa Cidade Empreendedora

A programação em alusão ao aniversário de 91 anos do município de Coari iniciou oficialmente sexta-feira (28/07) com ações importantes como a assinatura do Termo de Cooperação Técnica do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amazonas (Sebrae/AM) que direciona, acelera e sustenta o processo de desenvolvimento socioeconômico. A adesão aconteceu durante o I Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Açaí.

De acordo com o prefeito Keitton Pinheiro, a parceria público-privada visa impulsionar a economia de Coari e consolidá-la como um polo empreendedor na região. “Com duração até o primeiro semestre de 2024, o programa conta com mais de 100 atividades planejadas para fortalecer empreendimentos existentes e incentivar novos negócios. A expectativa é que mais de cinco mil empreendedores de pequeno e médio porte sejam beneficiados”, destacou.

O gerente de Empreendedorismo no Interior do Sebrae/AM, José Antônio Cardoso Fonseca, explica que o “Cidade Empreendedora” se destaca pela identificação das demandas específicas da região e pela capacitação dos gestores e serviços públicos. O programa oferta atividades como capacitações para o empreendedorismo jovem e feminino, consultorias em recursos federais e privados para o esporte, cursos de gastronomia, compras governamentais, entre outros.

A gestão de Keitton Pinheiro e Edilson Lima também está focada em impulsionar o desenvolvimento rural e o setor primário em Coari. O I Workshop sobre a Cadeia Produtiva do Açaí, que aconteceu no auditório do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com apoio do governo do Amazonas (por meio da SEPROR e SEBRAE) e do governo Federal (através da EMBRAPA), reuniu importantes representantes e produtores locais e de outros municípios da região, como Tefé, Codajás, Anamã e Beruri.

O evento proporcionou troca de conhecimento sobre as novas tecnologias da EMBRAPA para a cadeia produtiva do açaí e a metodologia do Instituto Acariquara de promoção de cadeia de valor do produto. Além disso, houve debate em relação a construção coletiva de uma proposta de atuação para a cadeia do açaí em Coari e visitas técnicas, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos participantes.

“Fico muito feliz com o resultado que conseguimos obter, pois o açaí é um produto estratégico para o nosso município e para o Amazonas. É um produto que tem mercado internacional e que pode gerar muito emprego e renda para os nossos produtores. Este workshop foi pensado estrategicamente para discutirmos os desafios e oportunidades da cadeia produtiva do açaí e para lançarmos ações práticas para impulsionar o seu desenvolvimento”, afirmou o prefeito Keitton Pinheiro.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *