Prefeitura de Gramado

Encontros de capacitação fortalecem o Serviço Família Acolhedora em Gramado

Com o intuito de fortalecer o Serviço Família Acolhedora (SFA) em Gramado, são realizados os encontros de capacitação ministrados pela renomada assistente social e mestre em serviço social, Neusa Cerutti. Profissional de referência nacional na implantação do SFA e também bacharel em direito, Neusa conduziu palestras destinadas a um público diversificado e engajado em contribuir com o serviço.

O público-alvo dos encontros incluiu representantes da rede de serviços assistenciais e intersetoriais, como saúde e educação, membros do sistema de justiça, poder legislativo, RAC (Rede de Apoio à Criança e ao Adolescente), conselhos tutelares, conselhos de direitos, representantes de entidades socioassistenciais, líderes comunitários, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil e, é claro, as famílias acolhedoras.

As palestras de Neusa Cerutti proporcionaram uma valiosa troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel das famílias acolhedoras no cuidado e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “O objetivo foi capacitar e sensibilizar todos os envolvidos, principalmente os servidores da nossa secretaria, de forma que a rede de apoio esteja alinhada para garantir um ambiente seguro e afetivo para as crianças e adolescentes vítimas dos mais diversos tipos de violência”, afirma o secretário de cidadania, Ilton Gomes.

O Serviço Família Acolhedora é uma iniciativa essencial para proporcionar uma infância e adolescência dignas e respeitosas para aqueles que necessitam de proteção e cuidado temporário. O objetivo do SFA é oferecer um ambiente de amor e amparo para os acolhidos, promovendo o desenvolvimento saudável e fortalecendo os laços familiares e comunitários.

As 5 famílias que participaram do programa seguem com encontro de capacitação periódicos, acompanhados pela Neusa Cerutti. Quando estiverem acolhendo uma criança ou jovem, participarão de grupos de apoio quinzenais.

Em breve a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil vai iniciar as capacitações com o outro grupo de famílias que está sendo formado.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *