Política

Em evento na Colômbia, Lula propõe Parlamento Amazônico 

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva propôs a criação de um Parlamento Amazônico durante seu discurso no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, realizada na cidade de Letícia, na Colômbia, neste sábado (8). O evento foi organizado pelo governo colombiano, liderado pelo presidente Gustavo Petro.

Letícia, cidade fronteiriça com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, está localizada na região da tríplice fronteira entre a Colômbia, o Brasil e o Peru. O encontro bilateral entre Lula e Petro antecede a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no Pará, em 8 de agosto. A cúpula contará com a presença dos presidentes de países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), incluindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Durante seu discurso, Lula ressaltou a importância de temas como a proteção dos povos indígenas, a promoção da ciência, tecnologia e inovação, a bioeconomia e o combate aos crimes transnacionais. Ele propôs a criação de um Fórum de Cidades Amazônicas e um Parlamento Amazônico, destacando a importância do envolvimento de prefeitos, governadores e parlamentares na formulação de políticas públicas.

“É preciso valorizar o papel dos prefeitos, governadores e parlamentares. Não se faz política pública sem participação de quem conhece o território. Para isso, queremos formalizar o Foro de Cidades Amazônicas e o Parlamento Amazônico”, afirmou Lula.

O presidente também anunciou a criação do Observatório Regional da Amazônia, que irá sistematizar e monitorar dados de todos os países para orientar políticas públicas. Além disso, propôs a criação de um comitê de especialistas da Amazônia, inspirado no Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC) da ONU.

Lula defendeu a formação de redes de contato entre universidades e instituições de pesquisa para estimular a produção de conhecimento local e dinamizar as economias. Ele também enfatizou a necessidade de mobilizar recursos públicos e privados para apoiar atividades produtivas locais sustentáveis.

“A formação de redes de contato entre universidades e instituições de pesquisa contribuirá para estimular a produção de conhecimento local, dinamizar as economias e criar oportunidades para nossa juventude, tão carente de alternativas de estudo e trabalho. Podemos fazer muito se dermos à OTCA diretrizes claras e recursos adequados”, concluiu Lula.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *