Lucas Picolé é preso novamente na 2ª fase da Operação Dracma em Manaus
O influenciador digital Lucas Picolé foi preso novamente na manhã desta quarta-feira (5), na deflagração da segunda fase da operação Operação Dracma, que investiga envolvimento de blogueiros em esquema fraudulento de venda de rifas que movimentou mais de R$5 milhões, e outros crimes em Manaus. Também foram detidos influenciadora digital Isabelly Aurora e seu ex-marido Paulo Victor Monteiro Bastos.
Lucas chegou ao 15º DIP, nesta manhã, usando o fardamento laranja da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Ele foi preso na semana passada na primeira fase da operação.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), ele responde mais uma vez por conta da lavagem de dinheiro e questão da promoção de rifas ilegais.
“O Lucas Picolé na operação passada foi preso em flagrante em face de tráfico de drogas, posse de munição de arma de fogo de uso restrito e também adulteração de sinal identificador veiculo automotor. Após isso ele também foi flagranteado na loja dele em face da falsificação de produtos por conta da receptação qualificada. Agora ele responde mais uma vez por conta da lavagem de dinheiro e questão da promoção de rifas ilegais, haja vista que com o relatório financeiro que nos foi encaminhado pelo Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] a gente conseguiu levantar outros elementos que apontam indícios contundentes da prática de lavagem de dinheiro, tudo isso subsidiou o entendimento da magistrada da central de inquéritos para decretar a prisão dele”, disse.
O esquema criminoso consistia na venda de rifas eletrônicas por um valor de cerca de R$0,50 centavos e após a venda de todos os bilhetes o sorteio era realizado mas uma pessoa próxima aos influenciadores e pertencente ao mesmo ciclo, acabava ganhando e a premiação retornava aos influencers que seguiam com a fraude.
“O sistema consistia na prática de promoção ilegal de rifas, onde não existia qualquer tipo de controle ou auditoria sobre esses sorteios e com isso os valores que eram obtidos decorrentes dessa prática eram escoados na compra de veículos e outros pertences”, explicou a autoridade policial.
Cícero Túlio também contou que foram cumpridos hoje três mandados de prisão mas uma quarta pessoa está foragida.
“Hoje foi mais uma fase dessa operação, tínhamos quatro mandados de prisão preventiva que foram decretados pela justiça, conseguimos êxito em dar cumprimento a três desses mandados, existe outra pessoa na qualidade de foragida, nossas equipes estão em campo para tentar localizar e dar cumprimento a essa ordem judicial. Essa pessoa auxiliava na questão da lavagem de dinheiro”, declarou.
FONTE: AM POST