Prefeitura tem crescimento de 14% em área licenciada com novos alvarás de construção
Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontam que a indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023. E, esse aquecimento tem reflexo local, com a Prefeitura de Manaus apresentando 14% de alta, em maio, na área licenciada para novos alvarás de construção.
Conforme levantamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), foram licenciados 128.687,23 metros quadrados no mês, contra 113.012,48 metros quadrados do mesmo período em 2022.
O mês de maio ainda é o melhor resultado em metragem quadrada licenciada de 2023, com janeiro ficando em segundo lugar, quando o órgão licenciou 119.214,04 metros quadrados com novos alvarás de construção.
As projeções nacionais de crescimento da indústria da construção consideram a evolução no mercado consistente nos últimos dois anos, além de avaliar o ciclo de negócios do mercado imobiliário, que está em andamento e tem demanda habitacional sólida.
O setor em Manaus está aquecido e os números da prefeitura mostram que a capital superou a marca de 3,2 milhões de metros quadrados licenciados com alvarás de construção na gestão do prefeito David Almeida.
São 3.215.615,61 metros quadrados no acumulado de janeiro de 2021 a maio de 2023, representando 2.392 alvarás de construções novos emitidos pelo sistema. De janeiro a maio deste ano, foram mais 432.951,73 metros quadrados de área licenciada e mais 316 certidões expedidas.
“O Implurb vem dando resposta no sentido de agilizar o licenciamento e tem a grata satisfação de ter superado a marca de 3 milhões. Sinal claro e objetivo de que o prefeito David Almeida tem o compromisso de transformar Manaus em uma das melhores cidades para se fazer negócios, se licenciar obra e para ser global. Parabenizamos a equipe do Implurb, que não tem medido esforços, e que tem entendido o projeto do prefeito e da gestão”, destacou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.
Os números da gestão municipal são reflexo da eficiência e de metas atingidas com alto impacto na geração de emprego e aumento da renda da população.
Biênio
No último biênio (2021/2022), o setor da construção civil avançou 17,7% ante 8,2% da economia nacional. Somente nos 12 meses, que foram encerrados em setembro de 2022, a construção cresceu 8,8%.
Sobre o investimento no setor, existe expectativa de que programas sociais, como o “Minha Casa, Minha Vida”, contribuam para alavancar os resultados da indústria da construção civil ainda em 2023.
Sobre o assunto, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, garantiu o investimento de R$ 10 bilhões no programa habitacional ainda este ano.
Manaus tem projetos prontos para fazer adesão ao “Minha Casa, Minha Vida”, tão logo o programa tenha as medidas provisórias editadas pelo governo federal.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Arquivo/Semcom