Prefeitura orienta beneficiários do Bolsa Família quanto à atualização do acompanhamento em saúde
A Prefeitura de Manaus informa que os beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 30 de junho para realizar o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O procedimento deve ser realizado uma vez a cada seis meses, sendo essa uma das condições previstas pelo Ministério da Cidadania para manter o pagamento do benefício. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lembra que o serviço é voltado apenas para crianças de até 7 anos de idade e mulheres de 14 a 44 anos.
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, explica que o atendimento a esse público é monitorado em duas vigências anuais, a primeira de janeiro a junho e a segunda, de julho a dezembro. Na vigência atual, apenas 121.088 (35%) beneficiários realizaram o acompanhamento em saúde, dos 337.513 esperados.
“Quando o usuário deixar de comparecer à unidade de saúde, ele é notificado pelo Ministério da Cidadania sobre a necessidade de regularizar essa situação, e se não realizar o procedimento por mais de uma vigência consecutiva, pode até ter o benefício suspenso. A principal preocupação da Semsa é que essas famílias busquem nossas unidades e tenham acesso a serviços de prevenção e promoção à saúde”, afirma Lia.
Na primeira semana do mês de abril, aproximadamente 26% dos beneficiários estavam com o acompanhamento em saúde atualizado, número que subiu para 35%, atualmente. Porém, o índice ainda é muito baixo, considerando que a meta é alcançar 82% até o final do mês de junho.
“O acompanhamento em saúde do Bolsa Família deve ser feito uma vez a cada seis meses, ou seja, quem já fez neste ano, deve retornar às UBSs no segundo semestre. Basta se dirigir à unidade básica mais próxima e se identificar como beneficiário do Bolsa Família, que você será acolhido e atendido no local”, pontua Lia.
Ao buscar a unidade, os usuários precisam levar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), além do cartão da gestante, caderneta de vacinação, e mais documentos complementares quando couber, para que os profissionais possam fazer a avaliação completa de saúde. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
Grupos
A nutricionista Lia Ferreira explica que, durante o acompanhamento, as crianças de até 7 anos têm seu peso e altura avaliados, junto do cartão de vacina, entre outros parâmetros de saúde. São esperadas 117.041 crianças no primeiro semestre deste ano, mas até o momento, apenas 30.280 foram levadas às unidades.
Já as mulheres de 14 a 44 anos, ainda de acordo com Lia, são encaminhadas para a realização do exame preventivo, se houver necessidade, assim como serviços de vacinação, pesagem, entre outros. Das 220.472 beneficiárias do programa nesta faixa etária, 90.808 estão com a situação regular.