Bolsonaro declara a aliados que pretende ser candidato ao Senado em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse a aliados durante reuniões nos últimos dias que seu plano político é se lançar na candidatura ao Senado em 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Seto, do site Folha, onde Bolsonaro vê a possibilidade de liderar um grande bloco na casa, formado por vários parlamentares que se identificam com o ex-presidente.
Em suas possibilidades, Bolsonaro estuda quais opções preferenciais para o lançamento de sua candidatura, que, segundo ele, pode fechar o seu ciclo parlamentar. As opções são avaliadas a onde o ex- chefe do executivo é mais forte, a exemplo de Mato grosso, Rondônia e Distrito Federal.
Opções excluídas
Opções que foram excluídas inclui o Rio de Janeiro, onde o filho Flávio Bolsonaro (PL) deve tentar a eleição. Já em São Paulo, pode haver a tentativa do outro filho, o deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PL), que deve lançar seu nome ao Senado. Além deles, a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro (PL), também pode tentar uma vaga na casa.
Em caso de vitória do grupo, Bolsonaro idealiza liderar um bloco no Senado formado pelos familiares, além de aliados que já se encontram por lá, como Damares Alves (Republicanos-DF), Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Seif (PL-SC) e Marcos Pontes (PL-SP).
O projeto só vai ser colocado em prática caso Bolsonaro chegue em 2026 em condições elegíveis. Atualmente, 16 ações de investigações podem torná-lo inelegível.