Saúde

Nova variante da Covid faz casos diários da Índia subirem de 100 para mais de 1,5 mil

A Índia vem registrando um aumento no número de novos casos diários de covid-19. Virologistas e epidemiologistas acreditam que isso se deve a uma nova variante do coronavírus em circulação no país, a XBB.1.16, da família da ômicron.

Na última terça-feira, 28, o Ministério da Saúde da Índia informou que o país teve 1.573 novas infecções em 24 horas, e os casos ativos aumentaram para 10.981, número expressivamente superior aos menos de 100 novos casos diários que o país chegou a relatar em alguns dias de janeiro. Na época, a taxa foi considerada a menor desde o início da pandemia.

“Novas variantes continuarão chegando à medida que o vírus continua a sofrer mutações ao longo do tempo, e a XBB 1.16 é a nova cepa. Todas são da família ômicron, com maior infectividade e menor virulência”, explicou Srinath Reddy, ex-presidente da Fundação de Saúde Pública da Índia.

Após o aumento de casos, o secretário do Ministério da Saúde Rajesh Bhushan realizou uma reunião com autoridades de vários estados e pediu que os hospitais simulem exercícios, nos dias 10 e 11 de abril, para garantir a prontidão operacional da infraestrutura médica. Um exercício semelhante foi realizado em dezembro do ano passado, quando houve um aumento nos casos de covid-19 em países como China, Japão, Brasil e Coreia do Sul.

Com informações do G1

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *