justiça

Itália abre investigação contra TikTok por incitação a suicídio, automutilação e distúrbios alimentares

A polícia italiana de proteção à concorrência anunciou nesta terça-feira (21) a abertura de uma investigação contra a rede social chinesa TikTok, suspeita de não aplicar suas próprias regras de controle de “conteúdos perigosos que incitam ao suicídio, à automutilação e a distúrbios alimentares”.

O inquérito da Autoridade da Concorrência italiana tem como alvo a empresa irlandesa TikTok Technology Limited, responsável pelas relações com os usuários europeus, bem como as empresas inglesa e italiana, informou em comunicado. A sede italiana do TikTok também foi alvo de uma inspeção, nesta terça-feira, pela autoridade assistida da polícia financeira.

A abertura da investigação foi motivada pela presença na plataforma de “numerosos vídeos de jovens que adotam comportamentos automutilantes”, em particular relacionados com o chamado desafio da “cicatriz francesa”, que se tornou viral na Itália nesta rede social muito popular entre menores de idade.

Neste “desafio da moda”, que é explicado por muitos tutoriais disponíveis no TikTok, estudantes universitários apertam suas bochechas com força para criar uma cicatriz falsa, uma prática perigosa de acordo com os médicos. Esse fenômeno apareceu na França e na Itália, causando preocupação nos setores de educação e saúde.

A polícia italiana critica o TikTok principalmente por não ter implementado sistemas adequados de monitoramento de conteúdo, “especialmente na presença de usuários particularmente vulneráveis, como menores de idade”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *