Prefeitura de Manaus leva curso de Olericultura a agricultores da comunidade São Francisco do Ariaú
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), segue levando qualificação para agricultores rurais do entorno de Manaus. O público-alvo de São Francisco do Ariaú e entorno, no Alto Rio Negro, estão participando do curso de Olericultura, que tem o objetivo de trabalhar as técnicas adequadas para o cultivo de hortaliças nas comunidades.
O curso atende as demandas encaminhadas pela comunidade, ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que tem como presidente o secretário da Semacc, Wanderson Costa.
“A realização desses cursos, além de atender a demandas que nos chegam por meio do conselho, faz parte de um planejamento pensado ao longo do ano pela Semacc, para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do entorno de Manaus. Nesse caso, estamos atendemos a agricultores que cultivam pequenas hortaliças como pepino, jerimum, couve, maxixe, melancia, cebola, cenoura, entre outras, para que, além do consumo familiar, possam cultivar produtos de mais qualidade e com isso gerar mais renda, melhorando também a qualidade de vida das famílias”, destacou a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.
Para Francisco Serrão, líder comunitário, a aplicação do curso é de grande importância para os agricultores que buscam um resultado melhor.
“Nosso objetivo é nos profissionalizar com os ensinamentos que vamos aprender no curso, e conseguir maior geração de renda em cima das nossas hortaliças. Queremos aprender as técnicas corretas da olericultura, buscando mais qualidade para a nossa produção”, explicou o líder comunitário.
Darcilene Bezerra, representante do polo 6 da agricultura familiar, ressalta que a capacitação desperta um olhar mais cuidadoso para a produção de hortaliças e agrega valor importante.
“A gente está aqui para mais uma capacitação, uma atividade importante porque vai trazer mais benefícios e conhecimento sobre a olericultura e acredito que o curso abre o campo de visão dos comunitários que já seguem ou pretendem seguir nessa área da horticultura. Nós agradecemos à Semacc e à prefeitura, por essa ênfase maior que estão dando à agricultura familiar, especialmente aos nossos ribeirinhos”, disse a comunitária.
A comunidade do São Francisco do Ariaú, localizada no alto rio Negro, abriga cerca de 60 famílias que sobrevivem da agricultura familiar. Estão participando do curso, 25 produtores, que está sendo ministrado por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tem a duração de três dias, com aulas práticas e teóricas.
Os participantes vão receber certificação do Senar e estão sendo cadastrados pela Semacc, para receberem kits de agricultura que incluem adubo, sementes, composto orgânico e bandeja para a confecção das mudas. A ação tem o apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação (Semed).