Keitton Pinheiro encerra ano letivo e inaugura Salta-Z em aldeia indígena de Coari
O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, celebrou o encerramento do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Aldeia São José da Fortaleza, localizada no Rio Copeá, onde também fez a entrega do Salta-Z, sistema que garante acesso à água potável às famílias. A cerimônia aconteceu sábado (17), com a presença de secretários, vereadores e representantes do Distrito Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes.
Além de homenagear professores e alunos que se destacaram pelo bom desempenho ao longo do ano, e agradecer aos demais profissionais que participam da educação na rede municipal de ensino, o prefeito anunciou a reforma de todas as escolas das zonas urbana e rural em 2023. “O certame já ocorrerá em janeiro e em seguida vamos dar sequência a execução das obras”, afirmou, revelando, ainda, a realização do concurso público. “Estudem porque já foi aprovado e vai acontecer o concurso para professores. Esse é um comprometimento do nosso governo”, declarou Keitton Pinheiro.
Já a inauguração do Salta-Z é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Coari e o DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, que visa levar água potável para as aldeias do município, assegurando água pura e própria para consumo a todas as famílias indígenas.
De acordo com o coordenador do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, Wladimir Lyra Tavares, são seis aldeias beneficiadas com a implantação do sistema Salta-Z, graças ao apoio dado por Keitton Pinheiro. “É um dos prefeitos mais parceiros que nós temos no Médio Solimões e Afluentes, que nos deu total apoio na nossa vinda aqui, por isso está recebendo seis Salta-Z. Nenhum município recebeu seis Salta-Z no começo de implantação desse sistema de purificação de água. Quero deixar público, mais uma vez, meu agradecimento ao prefeito pelo seu brilhante trabalho e comprometimento com a comunidade, com o povo e a saúde indígena”, disse.
Para a cacique da Aldeia Fortaleza, Maria Dione Ramos da Silva, foi um dia histórico, pois o Salta-Z vai beneficiar tanto as famílias da aldeia como das localidades circunvizinhas. “Todo mundo que passar por aqui vai ter acesso a água potável. Agradeço a Deus pela parceria entre o DSEI e a Prefeitura de Coari, que vem trazer essa água de qualidade pra nós beber. Sou muito grata! Que eles continuem olhando o povo indígena de Coari”, pediu.
Além de São José da Fortaleza, o sistema Salta-Z também começou a funcionar nas aldeias São Sebastião da Liberdade, Tupã da Fazenda e Taboca II, e outros dois serão implantados em janeiro nas aldeias Cajuiri Atravessado e São Sebastião do Surubim, beneficiando ao todo mais de mil indígenas. O próximo objetivo é reformar o Polo da Casa Indígena no município de Coari, através de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e DSEI.