Dez unidades da Prefeitura de Manaus garantem a vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 10/12
A Prefeitura de Manaus irá disponibilizar a vacinação contra a Covid-19 em dez unidades de saúde neste sábado, 10/12, no horário de 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que a imunização aos sábados é distribuída em todas as zonas geográficas da cidade, a fim de facilitar o acesso dos usuários com esquema vacinal atrasado.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, lembra que além do esquema inicial com a primeira e segunda doses, também são ofertadas a terceira, quarta e quinta doses. Essas doses de reforço, de acordo com Shádia, devem ser tomadas conforme públicos e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.
“Estamos há quase dois anos realizando a campanha de vacinação contra a Covid-19, agora mais focada em captar os usuários que ainda não voltaram aos postos para receber as doses de reforço. O sábado é um horário alternativo para aqueles que não têm tempo durante a semana, então aproveite e chame seus amigos, vizinhos e familiares para fortalecer a proteção contra o vírus”, orienta a secretária.
Na zona Norte, o público pode buscar quatro pontos de vacinação: Clínica da Família Carmen Nicolau (Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul); USF Áugias Gadelha (rua 15, Cidade Nova 1); USF Balbina Mestrinho (Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova); e USF Major PM Sálvio Belota (Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina). Na zona Sul, estará funcionando a USF Doutor José Rayol dos Santos (avenida Constantino Nery, Flores).
Já na zona Leste, as opções são a USF Alfredo Campos (alameda Cosme Ferreira, Zumbi); USF Amazonas Palhano (rua Antônio Matias, São José Operário); e USF Leonor Brilhante (avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves). Na zona Oeste, a vacina é ofertada na USF Deodato de Miranda Leão (avenida Presidente Dutra, Glória) e na USF Leonor de Freitas (avenida Brasil, Compensa 1).
“Os usuários devem ir até a unidade mais próxima portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. Lembrando que as crianças e os adolescentes precisam ser levados por um adulto responsável”, completa a secretária.
Shádia lembra que no caso de crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), a vacinação acontece em quatro unidades de referência: USF Áugias Gadelha, na zona Norte, USF Doutor José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul, USF Alfredo Campos, na zona Leste, e USF Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste.
O usuário pode consultar qual dose está pendente acessando a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br). Todos os detalhes sobre a vacinação contra a Covid-19 também estão disponíveis no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), no link bit.ly/localvacinacovid19, e ainda nas redes sociais oficiais da secretaria.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa