Homem é preso após atirar contra a própria filha em SC
Um homem foi preso na cidade de São José, em Santa Catarina, na última segunda-feira (10), depois de atirar contra a própria filha, de apenas 17 anos.
De acordo com informações do portal ND+, a polícia foi chamada para a ocorrência na Rua João Luiz Farias, no bairro Fazenda Santo Antônio, por volta das 16h35.
Os relatos eram de que o pai havia atirado contra a adolescente e fugido. A Polícia Militar explicou que o disparo teria acontecido após um desentendimento familiar.
A vítima foi socorrida e levada a um hospital da região, onde encontra-se com quadro estável. Não foi revelado qual órgão de seu corpo a bala atingiu.
Apesar de ter escapado de imediato, o pai da jovem foi perseguido e preso momentos depois. Ele responderá por tentativa de feminicídio e teve a arma apreendida.
O que é feminicídio?
Segundo o Código Penal Brasileiro, o feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher pelo fato de ela ser uma figura feminina, ou nos casos de violência doméstica. Fatores como misoginia, menosprezo pela condição feminina, discriminação de gênero e violência sexual são os principais indícios do crime.
A lei do feminicídio (lei 13.104/15) não enquadra, porém, o crime a qualquer assassinato de mulheres.
Variações do feminicídio
Violência doméstica ou familiar: A lei se enquadra nos casos em que o criminoso é uma pessoa da própria família ou já manteve uma relação com a vítima. Esta é a variação mais comum no Brasil.
Menosprezo ou discriminação contra a mulher: A lei também pode ser aplicada quando o assassinato é resultante do preconceito de gênero, que pode ser manifestado pela objetificação feminina e pela misoginia.
Pena prevista para o crime
Vale ressaltar, ainda que o feminicídio é visto pelo Código Penal como uma forma qualificada de homicídio. Sendo assim, a pessoa que cometer o crime está sujeita a pegar de 12 a 30 anos de reclusão.
Fonte Yahoo Noticias