Prefeitura de Manaus trabalha no recapeamento asfáltico de via em solo natural no bairro Alfredo Nascimento
Dando continuidade às obras de recapeamento asfáltico nas vias da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, nesta terça-feira, 11/10, na recuperação total da rua 8, no bairro Alfredo Nascimento 1, na zona Norte, que se une à antiga rua Jander, na comunidade Fazendinha 1. A rua estava em solo natural, tomada por mato e lixo, sem trafegabilidade há mais de 10 anos.
O engenheiro Wankson Ênio, fiscal da obra, explica que por conta da criticidade da via, os serviços foram iniciados com a terraplanagem. Toda a base do solo foi preparada, para que, dessa forma, houvesse condições para a aplicação da massa asfáltica. No local, as equipes da Seminf precisaram fazer um trabalho em conjunto com a empresa Águas de Manaus.
“Antes de entrarmos com as máquinas nesta via, que estava com o solo bastante desgastado, chamamos a empresa Águas de Manaus, para que pudesse refazer as instalações hidráulicas, de forma a não comprometer futuramente a durabilidade do asfalto. Aqui trabalhamos com cautela, por conta dessas ligações, com o apoio de outros distritos de obras, para dar celeridade aos serviços, como determinam o prefeito David Almeida e o secretário da Seminf, Renato Júnior”, afirmou o engenheiro.
Os Distritos de Obras dos bairros Cidade de Deus, Santa Etelvina e Cidade Nova se uniram nesse trabalho, para recapear toda a rua 8, que possui 280 metros de extensão. Inicialmente, foram aplicadas 180 toneladas de asfalto, de um total de 260 toneladas. A meta é deixar a rua toda asfaltada esta semana.
Os moradores da rua 8 precisaram construir uma escada improvisada para ter acesso à via, que estava em solo natural. A dona de casa Socorro do Nascimento, 57, afirma que a falta de infraestrutura impedia o acesso a serviços essenciais.
“Como que a gente pode viver em um lugar desse, com uma rua de barro em plena cidade? Se alguém passa mal aqui, os vizinhos têm que carregar a pessoa até a ambulância. A gente também tinha que andar muito todos os dias para jogar o lixo, porque o caminhão não entra. Eu moro aqui há 13 anos e digo que é a primeira vez que vejo asfalto nesta rua”, afirmou a moradora.
Assim que finalizarem os serviços de recapeamento da rua 8, as equipes de obras seguem com a missão de recapear a rua Leblon, uma das principais vias do conjunto Viver Melhor 3, na zona Norte, onde moradores e comerciantes também sofrem há anos com a falta de trafegabilidade.
— — —
Texto – Mariana Rocha / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf