Idosos do Parque das Tribos recebem serviços da saúde da Prefeitura de Manaus como parte da Semana do Envelhecimento Saudável
A programação da Semana do Envelhecimento Saudável, promovida pela Prefeitura de Manaus para sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar a pessoa idosa, contemplou uma vasta programação realizada na comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã Açu, na zona Oeste, nesta quinta-feira, 29/9.
As equipes do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ofertaram atendimento médico, rodas de conversa, palestras enfocando a alimentação saudável, hipertensão e diabetes, importância dos exercícios físicos e atividades lúdicas para trabalhar a memorização e o raciocínio lógico dos idosos daquela comunidade.
Houve também oferta de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao longo da manhã. “A programação de hoje foi direcionada ao idoso indígena com serviços e ações de educação em saúde, para enfatizar que envelhecer de forma saudável é consequência direta de hábitos e ações que criam as condições necessárias para que esta fase seja vivenciada com plenitude. Mas nossa abordagem considerou os saberes dos idosos indígenas, que são muito importantes e precisam ser valorizados”, explicou a coordenadora da Saúde do Idoso e do Indígena do Disa Oeste, Graciete Carvalho.
Participando ativamente da roda de conversa, metodologia que tem o objetivo de reforçar os vínculos afetivos entre os participantes criando uma horizontalidade no diálogo, a aposentada Elaine Maria Silva Marinho, de 66 anos, da etnia tikuna, aprovou a iniciativa e disse que a programação foi importante para que se conscientizasse da importância de reduzir o consumo de açúcar em sua alimentação.
“Eu compreendi que preciso mudar minha alimentação porque desde os 15 anos que tomo muito refrigerante, mas vou precisar mudar isso. Daqui a pouco irei para o médico para me consultar e vou seguir tudo direitinho. Foi muito bom ter esses atendimentos aqui, hoje”, acentuou.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa