Prefeitura de Manaus debate desenvolvimento na Primeira Infância em encontro virtual
Com o tema “Desenvolvimento na Primeira Infância e a importância da imunização nessa faixa etária”, a Prefeitura de Manaus promove, na quarta-feira, 24/8, a partir das 14h, mais uma edição da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS). O link para acesso ao encontro é https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/esap-semsa.
O encontro virtual contará com a participação de representantes do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e da maternidade Moura Tapajóz, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e também das secretarias municipais de Educação (Semed) e da Mulher, Assistência social e Cidadania (Semasc).
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, da Semsa, Keila Abreu Sepuvida, informou que a escolha do tema foi baseada no entendimento de que os seis primeiros anos de vida, que integram a primeira infância, são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.
“Por isso, este período representa uma janela de oportunidades. Daí a necessidade da atenção integral nessa faixa etária, para os processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. Iremos enfatizar a importância da imunização e das condições que permitem que a criança se desenvolva de forma plena”, reforça Keila.
O encontro virtual faz parte da programação da “Semana do Bebê Manauara”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que tem o objetivo de reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães (nutrizes), pais e seus filhos. O evento também integra a campanha Agosto Dourado, movimento nacional que tem o objetivo de incentivar a amamentação, destacando para a sociedade que o leite materno é o alimento mais completo para a proteção das crianças.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa