Prefeitura intensifica trabalhos emergenciais para conter erosões em Manaus
Após fiscalizações realizadas pelo prefeito David Almeida em áreas atingidas por erosões na capital, as obras nesses locais são realizadas, de forma emergencial, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nesta quarta-feira, 17/8, os trabalhos entram em fase de conclusão em uma grande erosão na rua Curitiba, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade.
No local, os grandes problemas eram lixo acumulado e uma rede de drenagem profunda bastante deteriorada. A estrutura, formada por uma tubulação com ligação clandestina do esgoto, jogava água, de forma irregular, direto na erosão, o que aumentava ainda mais o tamanho da cratera, com 30 metros de altura.
Com a utilização de máquinas escavadeiras, retroescavadeiras e pé-de-carneiro, a equipe com 30 trabalhadores finalizou os serviços de terraplanagem e aterro, para a contenção da erosão. O engenheiro Igor Mendes, fiscal da obra, afirmou que uma nova rua também foi construída no local para garantir acessibilidade aos moradores.
“Após a contenção da erosão, interligamos a rua Mangabeira à rua Curitiba, garantindo, assim, acessibilidade a mais de 30 famílias que vivem no local. A obra vai recuperar 100% da área, evitando novas erosões”, disse Mendes.
A dona de casa Marlúcia Souza, 39, mora nas proximidades da erosão e afirmou que a obra era um pedido antigo dos moradores. “É difícil morar desse jeito, correndo perigo, porque a gente não tem para onde ir. Quando chovia, então, nem se fala, passava a noite acordada com a minha família. Várias vezes nós pedimos de outros prefeitos para fazer uma obra aqui e eles só prometiam. Agora é diferente, é uma outra realidade, e eu fico mais tranquila, porque esse buraco estava aumentando e a gente tinha medo de que a situação ficasse ainda pior. Agradeço a Deus pela atitude do prefeito David Almeida, que mandou os trabalhadores da prefeitura para cá e deu essa obra de presente para nós”, salientou a moradora.
A obra de contenção de erosão na rua Curitiba, bairro Gilberto Mestrinho, está em fase final, com a aplicação da massa asfáltica no local, para que seja concluída e entregue aos moradores.
— — —
Texto – Mariana Rocha
Fotos – Márcio Melo/Seminf