Com boca e ossos azuis, perereca amazônica é vendida como pet no exterior
O anfíbio conhecido como perereca-de-leite (milk-frog, em inglês), espécie que é encontrada em maior quantidade na região Amazônica, se destaca pela cor azul na parte interna de sua boca e também por ter ossos e músculos azuis. A coloração dele chama atenção, tanto que está sendo comercializado no exterior como animal de estimação e para exibição.
Muita das vezes, as cores chamativas dos anfíbios indica que a espécie é venenosa, com algumas sendo perigosas para humanos, porém, a perereca-de-leite é tóxica apenas para seus predadores. A toxina que ela solta não traz risco aos humanos, podendo causar um gosto ruim e até urticária na boca de quem se arrisca a abocanhar esta perereca.
A sua beleza e por não trazer riscos aos humanos faz com que a perereca-de-leite seja procurada como pet (animal de estimação), sendo comercializada em outros países da Europa e nos Estados Unidos. A espécie tem sua venda proibida no Brasil, mas a restrição não abrange outros países. O animal é encontrado em outros países próximos da região amazônica: Equador, Colômbia, Suriname e Guiana.
O animal não é amaçado de extinção, mas sua comercialização em grande escala é um alerta para o tráfico de animais e pode afetar a reprodução dessa espécie em meio à natureza.
Fonte: Portal do Holanda