Eleitores com mobilidade reduzida podem pedir biometria em casa ao TRE-AM em Manaus
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) mantém o Serviço de Atendimento Domiciliar para Coleta Biométrica voltado a eleitores que não podem comparecer aos postos de atendimento por motivos de saúde ou em razão de deficiência.
Embora muitos serviços da Justiça Eleitoral possam ser resolvidos de forma digital, por meio do site do TRE-AM, a coleta biométrica exige procedimento presencial, normalmente realizado no Fórum Eleitoral. Para garantir que nenhuma limitação impeça o exercício da cidadania, a Justiça Eleitoral oferece a opção de atendimento na residência do eleitor.
Como solicitar
O pedido pode ser feito diretamente no site www.tre-am.jus.br na opção Atendimento Domiciliar. É necessário preencher o formulário com os dados do eleitor e anexar documentação que comprove a condição de saúde ou a limitação informada.
Também é possível solicitar o serviço presencialmente, por meio de um representante, nos cartórios eleitorais da capital.
A análise do pedido é de competência do juiz eleitoral. Após a aprovação, é realizado o agendamento e a equipe se desloca até a residência do eleitor para realizar a coleta biométrica no local.
Quem pode utilizar
O serviço é destinado a eleitores domiciliados em Manaus que comprovem idade igual ou superior a 80 anos, deficiência física ou mental severa, doenças crônicas graves ou incapacitantes, diagnóstico de autismo severo ou outras condições que impliquem restrição significativa de locomoção.

