Elan Alencar sofre ataque cibernético em suas redes sociais com comentários e contas fake
Nos últimos dias, o vereador Elan Alencar (DC), tem sido alvo de ataques cibernéticos sistematizados, como a adesão de seguidores com perfis falsos.
Após Elan se lançar como pré-candidato a deputado estadual do Amazonas, começaram esse tipo de boicote que é praticado por hackers, com o intuito de diminuir o alcance das publicações nas redes sociais. Para tentar conter os ataques, Elan tomou a decisão de fechar temporariamente seus comentários nas redes sociais.
“Dezenas de milhares de contas falsas estão me seguindo nos últimos dias no Instagram como forma de SPAM e prejudicando minhas ações de ativismo político, denúncias e interação com o público do Instagram e Facebook. Como parlamentar, procurarei a delegacia especializada em crimes cibernéticos, não posso deixar um trabalho tão grandioso nas comunidades de Manaus e no interior do Amazonas, sejam prejudicados. Estou fazendo um trabalho sério e limpo, agora se represento risco para alguém, que façam o mesmo, trabalhem!”, afirmou Elan”.
De acordo com o advogado do vereador, Dr. Vanderley Araújo, especialista em Direito Digital e Eleitoral, é preciso analisar as questões técnicas e orientar os candidatos e suas equipes a terem uma preocupação maior com a segurança das redes sociais.
O especialista aconselha que seja feita a verificação de duas etapas, e que as equipes avaliem, assim, todas as eventuais possibilidades dos motivos dos ataques. Ele ressalta que o caso deve ser denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
“No aspecto jurídico, é preciso entrar com procedimento no TRE, cobrando que o órgão determine investigação por meio da Polícia Federal para chegar até os criadores do ataque hacker, seja ele o ataque que for, pois é possível o procedimento por meio da perícia digital forense. Todas as conexões, todos os comentários, todas as falsas contas que foram criadas podem ser identificadas pelo IP, que registra o local de onde foi gerado”, explicou Vanderley.
Dr Vanderley Araújo pontua que, caso o autor dos ataques seja um outro candidato, ele pode sofrer sanções da Justiça Eleitoral, que incluem a perda do direito de assumir o mandato, caso seja eleito.
“Se ficar comprovado que algum candidato foi autor desses ataques hackers, ele pode sofrer algumas penalidades. Após investigação, se comprovadamente houver ligação a algum candidato, ele pode sofrer penalidade criminal além de correr o risco de ter a candidatura cassada e, se ganhar as eleições, ter o mandato cassado.”, finalizou o especialista.
Lembrando que Elan Alencar, tem se destacado em Manaus, trabalhando junto à Prefeitura de Manaus dentro das comunidades e nos interiores do Amazonas, somando trabalhos com o Senador Eduardo Braga (MDB).





